Retiro Espiritual Inaciano proporciona experiência de silêncio e meditação

Os Exercícios Espirituais foram criados a partir das experiências pessoais de Santo Inácio de Loyola, que deixou registrado em suas anotações uma pedagogia do agir de Deus na história de cada pessoa. O método inaciano propõe a prática da oração, a partir de textos bíblicos, e a disposição do praticante a dedicar todo o seu ser à vontade de Deus. Nesta jornada o silêncio é fundamental. É no silêncio da oração, e principalmente da meditação, consideração e contemplação, que o exercitante conseguirá aos poucos afastar de si tudo aquilo que causa desordens afetivas e buscar o equilíbrio na vida.
Ao longo do ano, o Centro Loyola promove diferentes retiros e encontros a partir do método inaciano. Entre eles, destacamos:

Retiro de Iniciação aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio: como o próprio nome indica, é o início de uma caminhada espiritual, uma iniciação à vivência da Espiritualidade Inaciana. Ao longo de um final de semana, o participante fica imerso em um ambiente de silêncio e oração, intercalado com pequenas colocações e partilhas. Nosso próximo Retiro de Iniciação será da sexta-feira, 5 de janeiro de 2018, às 18h, ao domingo, 7 de janeiro, às 12h. SAIBA MAIS E INSCREVA-SE AQUI.

Retiro de Oito Dias: Uma vez ao ano, se possível, é recomendado àqueles que vivenciam a Espiritualidade Inaciana em seu dia a dia que façam um retiro de 8 dias. Este encontro traz um “resumo” dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, com tempos de oração, acompanhamento espiritual e celebrações eucarísticas. Em breve divulgaremos a data do Retiro de 8 dias que teremos em 2018.

Retiro de Oito Dias em Etapitas: Para tornar mais acessível o Retiro de 8 Dias, foram criadas as Etapitas. Trata-se do mesmo conteúdo do retiro de 8 dias, porém dividido em quatro etapas ao longo do ano, com a duração de um final de semana cada. Para o intervalo entre os encontros, o participante recebe um itinerário de orações a serem feitas em casa. Este ano, as Etapitas começam em fevereiro. Os outros encontros serão nos meses de junho, agosto e outubro. SAIBA MAIS E INSCREVA-SE AQUI.

O Centro Loyola também organiza retiros inacianos temáticos relacionados ao tempo litúrgico, como a preparação para a Páscoa e o Natal. Esses encontros são realizados em regime aberto, sem pernoite, na sede do Centro Loyola, na Estrada da Gávea. Já os retiros fechados (com pernoite) descritos acima, são realizados na Casa de Retiro Padre Anchieta, em São Conrado. Na galeria de fotos, é possível conhecer um pouco mais sobre a estrutura da casa de retiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *