Retiro de Iniciação aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

Data: De 5 de janeiro, às 18h, a 7 de janeiro de 2018, às 12h.

Descrição: O Retiro de Iniciação aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola é um dos primeiros passos que a pessoa deve dar no chamado “caminho inaciano”. Com a duração de um final de semana, o encontro é voltado para aqueles que desejam conhecer o método de oração criado por Santo Inácio, no qual toda pessoa que aceite a Deus como Pai e queira fazer a Sua vontade, aprende a tornar tal propósito uma realidade em sua própria vida.
Neste Retiro, o padre José Maria Fernandes irá apresentar os Exercícios Espirituais a partir do tema A Mística Inaciana. O que vem a ser “Mística”? É uma profunda experiência do sagrado. Um sentimento devotado a uma ideia, uma contemplação que busca uma unidade interior com o espírito. A originalidade de Santo Inácio está no processo de uma caminhada para a interioridade do ser para conhecer suas capacidades e dons, através da oração e do discernimento dos sentimentos. Nas palavras de Yves Raguin, SJ, “Só o amor faz compreender o amor”.
O encontro será em regime fechado, com pernoite.

Orientador: O padre José Maria Fernandes, SJ, é formado em Artes Plásticas com especialização em desenho pela Universidade Federal de Minas Gerais; é formado também em Litografia pela Fundação Guignard de Belo Horizonte; e em Filosofia e Teologia pela PUC-MG, com pós-graduação em Arte Sacra pela Universidade Gregoriana de Roma.

Local: Casa de Retiros Padre Anchieta, na rua Capuri, 1500, em São Conrado, no Rio de Janeiro.

Investimento: R$ 380 à vista ou 2 parcelas de R$ 200. Este valor inclui hospedagem em quarto individual com banheiro, roupa de cama, todas as refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, café da tarde, jantar e ceia), além do material que será utilizado durante o encontro. O participante só precisa levar objetos de uso pessoal (tais como roupas, medicamentos, etc), uma Bíblia e um caderno ou bloco para anotações.

• Josiane disse:

Olá. Já fiz a minha inscrição. Só preciso da confirmação. Grata.

• alessandra disse:

Oi, Josiane. Está tudo certinho. O Rodrigo já te mandou um e-mail confirmando. Nos vemos mais tarde no Retiro. ‘Em tudo amar e servir’, Alessandra.

• Wanda Sá disse:

Já me inscrevi e já recebi o boleto , minha pergunta é : como eu moro em SConrado será que eu poderia participar mas dormindo na minha casa ? E se assim for seria um preço diferente ?

• alessandra disse:

Olá, Wanda. Infelizmente não. É parte da dinâmica do Retiro que você viva uma experiência de imersão completa no encontro, principalmente o silêncio, por isso inclusive alojamos os participantes individualmente nos quartos. Caso tenha qualquer outra dúvida, é só entrar em contato. ‘Em tudo amar e servir’, Alessandra.

• Carlos Eduardo da Silva Alvarenga disse:

Gostaria de fazer mas sem condições financeiras fica pra próxima.
    Em tudo ama e servir.

• alessandra disse:

Olá, Carlos. Tudo bem? Em breve, teremos um encontro de Iniciação (que não é retiro fechado e sim um encontro aberto) que possivelmente será gratuito ou terá um preço mais acessível. Continue acompanhando a programação aqui no site. Vindo a um desses encontros, você pode conversar pessoalmente com o nosso coordenador de Espiritualidade, e ele poderá ver de acordo com o seu caso se haveria a possibilidade de um desconto ou bolsa para você participar do próximo retiro.

• Hélia Lucia Dacol disse:

Sou Helia Lucia Dacol, psicologa, desejo muito participar de retiro espiritual, mas preciso me programar com antecedência, solicito assim que mantenham contato comigo através do meu email.
    Grata

• alessandra disse:

Olá, Helia. Esto cadastrando seu e-mail em nosso mailing para que possa receber a nossa programação. ‘Em tudo amar e servir’, Alessandra.

• Hélia Lucia Dacol disse:

Bom dia. Sou Hélia Dacol e me interesso em participar de retiros espirituais. Porém para janeiro proximo nao terei como ir. Solicito que me informem os proximos, para que eu possa me organizar para participar. Resido em Vokta Redonda. Sou psicologa e muito religiosa.
    Muito grata