Retiro de Iniciação aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

Data: De 5 de janeiro, às 18h, a 7 de janeiro de 2018, às 12h.

Descrição: O Retiro de Iniciação aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola é um dos primeiros passos que a pessoa deve dar no chamado “caminho inaciano”. Com a duração de um final de semana, o encontro é voltado para aqueles que desejam conhecer o método de oração criado por Santo Inácio, no qual toda pessoa que aceite a Deus como Pai e queira fazer a Sua vontade, aprende a tornar tal propósito uma realidade em sua própria vida.
Neste Retiro, o padre José Maria Fernandes irá apresentar os Exercícios Espirituais a partir do tema A Mística Inaciana. O que vem a ser “Mística”? É uma profunda experiência do sagrado. Um sentimento devotado a uma ideia, uma contemplação que busca uma unidade interior com o espírito. A originalidade de Santo Inácio está no processo de uma caminhada para a interioridade do ser para conhecer suas capacidades e dons, através da oração e do discernimento dos sentimentos. Nas palavras de Yves Raguin, SJ, “Só o amor faz compreender o amor”.
O encontro será em regime fechado, com pernoite.

Orientador: O padre José Maria Fernandes, SJ, é formado em Artes Plásticas com especialização em desenho pela Universidade Federal de Minas Gerais; é formado também em Litografia pela Fundação Guignard de Belo Horizonte; e em Filosofia e Teologia pela PUC-MG, com pós-graduação em Arte Sacra pela Universidade Gregoriana de Roma.

Local: Casa de Retiros Padre Anchieta, na rua Capuri, 1500, em São Conrado, no Rio de Janeiro.

Investimento: R$ 380 à vista ou 2 parcelas de R$ 200. Este valor inclui hospedagem em quarto individual com banheiro, roupa de cama, todas as refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, café da tarde, jantar e ceia), além do material que será utilizado durante o encontro. O participante só precisa levar objetos de uso pessoal (tais como roupas, medicamentos, etc), uma Bíblia e um caderno ou bloco para anotações.