Exercícios Espirituais de Santo Inácio em Etapitas

Datas:
Etapita 1 – De 2 a 4 de fevereiro de 2018, começando na sexta-feira, 2, às 18h, e terminando no domingo, 4, às 12h (JÁ REALIZADA).
Etapita 2 – De 22 a 24 de junho de 2018, começando na sexta-feira, 22, às 18h, e terminando no domingo, 24, às 12h.
Etapita 3 – De 3 a 5 de agosto de 2018, começando na sexta-feira, 3, às 18h, e terminando no domingo, 5, às 12h.
Etapita 4 – De 5 a 7 de outubro de 2018, começando na sexta-feira, 9, às 18h, e terminando no domingo, 11, às 12h.
ATENÇÃO: Em fevereiro, tivemos o primeiro encontro das Etapitas. Aqueles que quiserem participar do próximo, Etapitas 2, em junho, deverão fazer uma preparação prévia com um de nossos acompanhantes. Após a inscrição, a Equipe de Espiritualidade entrará em contato para fazer o agendamento.

Descrição: Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, tal como foram escritos, são planejados para serem feitos ao longo de 30 dias. Há porém uma versão condensada em 8 dias, de modo a possibilitar que o exercitante faça, anualmente, uma experiência completa dos Exercícios ou a revisão de uma experiência anterior de 30 dias. Por sua vez, os Exercícios em pequenas etapas, chamadas de Etapitas, são a versão da Experiência de 8 dias dividida em 4 etapas de dois dias, intercaladas ao longo de um ano. As Etapitas foram criadas para aqueles que já fizeram o Retiro de Iniciação e desejam dar continuidade à experiência de oração inaciana.

Orientador: O padre José Maria Fernandes, SJ, é formado em Artes Plásticas com especialização em desenho pela Universidade Federal de Minas Gerais; é formado também em Litografia pela Fundação Guignard de Belo Horizonte; e em Filosofia e Teologia pela PUC-MG, com pós-graduação em Arte Sacra pela Universidade Gregoriana de Roma.

Local: Casa de Retiros Padre Anchieta, na rua Capuri, 1500, em São Conrado, no Rio de Janeiro.

Investimento: Por Etapita – R$ 380 à vista. Opção de pagamento das próximas três Etapitas em parcela única – R$ 1.140. Este valor inclui hospedagem em quarto individual com banheiro, roupa de cama, todas as refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, café da tarde, jantar e ceia), além do material que será utilizado durante o encontro. O participante só precisa levar objetos de uso pessoal (tais como roupas, medicamentos, etc), uma Bíblia e um caderno ou bloco para anotações.

• Renata de F. Brasileiro disse:

Boa tarde, gostaria muito de fazer os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, mas não o retiro.
    Quando deve haver o próximo curso?
    E quanto à palestra do Caminho de Santiago de Compostela? Também gostaria muito de participar.
    Atenciosamente.
    Renata de F. Brasileiro

• alessandra disse:

Oi, Renata. Não existe um curso específico sobre como praticar os Exercícios Espirituais. O método de oração desenvolvido por Santo Inácio é explicado normalmente no Retiro de Iniciação, mas você também pode participar de uma das manhãs ou tardes de oração que fazemos aqui e naturalmente irá conhecendo o método para praticá-lo na vida cotidiana. Agora nesta linha de curso e aprofundamento, temos a Escola de Espiritualidade. O próximo encontro será com o padre Raniéri Araújo, SJ. Você pode ver mais informações e fazer a clicando AQUI.