Exercícios Espirituais de Santo Inácio em Etapitas

Datas:
Etapita 1 – De 2 a 4 de fevereiro de 2018, começando na sexta-feira, 2, às 18h, e terminando no domingo, 4, às 12h.
Etapita 2 – De 22 a 24 de junho de 2018, começando na sexta-feira, 22, às 18h, e terminando no domingo, 24, às 12h.
Etapita 3 – De 3 a 5 de agosto de 2018, começando na sexta-feira, 3, às 18h, e terminando no domingo, 5, às 12h.
Etapita 4 – De 5 a 7 de outubro de 2018, começando na sexta-feira, 9, às 18h, e terminando no domingo, 11, às 12h.

Descrição: Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, tal como foram escritos, são planejados para serem feitos ao longo de 30 dias. Há porém uma versão condensada em 8 dias, de modo a possibilitar que o exercitante faça, anualmente, uma experiência completa dos Exercícios ou a revisão de uma experiência anterior de 30 dias. Por sua vez, os Exercícios em pequenas etapas, chamadas de Etapitas, são a versão da Experiência de 8 dias dividida em 4 etapas de dois dias, intercaladas ao longo de um ano. As Etapitas foram criadas para aqueles que já fizeram o Retiro de Iniciação e desejam dar continuidade à experiência de oração inaciana.

Orientador: O padre José Maria Fernandes, SJ, é formado em Artes Plásticas com especialização em desenho pela Universidade Federal de Minas Gerais; é formado também em Litografia pela Fundação Guignard de Belo Horizonte; e em Filosofia e Teologia pela PUC-MG, com pós-graduação em Arte Sacra pela Universidade Gregoriana de Roma.

Local: Casa de Retiros Padre Anchieta, na rua Capuri, 1500, em São Conrado, no Rio de Janeiro.

Investimento: Por Etapita – R$ 380 à vista. Este valor inclui hospedagem em quarto individual com banheiro, roupa de cama, todas as refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, café da tarde, jantar e ceia), além do material que será utilizado durante o encontro. O participante só precisa levar objetos de uso pessoal (tais como roupas, medicamentos, etc), uma Bíblia e um caderno ou bloco para anotações.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!.

1. Renata de F. Brasileiro

Boa tarde, gostaria muito de fazer os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, mas não o retiro.
    Quando deve haver o próximo curso?
    E quanto à palestra do Caminho de Santiago de Compostela? Também gostaria muito de participar.
    Atenciosamente.
    Renata de F. Brasileiro

2. Oi, Renata. Não existe um curso específico sobre como praticar os Exercícios Espirituais. O método de oração desenvolvido por Santo Inácio é explicado normalmente no Retiro de Iniciação, mas você também pode participar de uma das manhãs ou tardes de oração que fazemos aqui e naturalmente irá conhecendo o método para praticá-lo na vida cotidiana. Agora nesta linha de curso e aprofundamento, temos a Escola de Espiritualidade. O próximo encontro será com o padre Raniéri Araújo, SJ. Você pode ver mais informações e fazer a clicando AQUI.

3. Gostaria de fazer o retiro de silecioso para iniciantes.
    Este ano de 2020 terá algum?

4. Oi, Irene. Tudo bem? Tivemos um retiro de Iniciação no começo de fevereiro. Talvez tenhamos outro no segundo semestre. Ainda vamos confirmar a data. Caso queira, você pode participar do Retiro Viver o Amor – Princípio e Fundamento, com o padre J. Fernandes, que seria a primeira parte do Retiro de 8 Dias (a primeira semana dos Exercícios Espirituais), em regime aberto sem pernoite, nos dias 14 e 15 de março. Também teremos um retiro fechado, com pernoite, nos dias 18 e 19 de abril (esse em regime fechado) com o tema: A Beleza Bíblica da Eucaristia, orientado pelo padre Paiva. Se quiser tirar alguma dúvida pelo telefone, pode ligar para 3527-2011.

5. Teremos sim, Irene. Possivelmente no segundo semestre, mas só divulgaremos o novo calendário depois que tivermos uma definição melhor em relação a essa situação de pandemia.

6. quado vai ter o retiro de oito dias em que cidade ja fiz o retiro de trinta dias em marilia.

7. Olá Adriana,
    O Centro Loyola não irá oferecer EE 8 dias este ano de 2022.
    Para maiores informações consultar o site https://www.jesuitasbrasil.org.br/espiritualidade/
    Att
    Elaine Maria