Ano Inaciano celebra 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola

Em 2021, a Companhia de Jesus comemora os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola. Para marcar a data, o Superior Geral dos Jesuítas, padre Arturo Sosa, SJ, convocou o Ano Inaciano que será celebrado até 31 de julho de 2022, com centenas de atividades e ações realizadas pelas diferentes obras da Companhia no Brasil e no mundo.

A celebração do Ano Inaciano começou no dia 20 de maio, porque foi nesta data, há 500 anos, que o então cavaleiro foi gravemente ferido na Batalha de Pamplona. Durante o período de convalescença, Inácio experimentou um intenso processo de transformação pessoal que resultou na criação dos Exercícios Espirituais. A partir daí, o método de oração desenvolvido pelo santo ajudou milhares de pessoas em suas jornadas de fé e encontro com Deus.

Para inspirar as ações do Ano Inaciano, batizado como ‘Ignatius 500’, foi escolhido o lema “Ver novas todas as coisas em Cristo”. A proposta é que este seja um tempo de se abrir às necessidades do nosso meio, assumir as nossas próprias limitações e sair em missão.

Neste período, todas as obras apostólicas da Companhia estão realizando atividades de oração, palestras, encontros, retiros, partilhas etc. No Brasil, foi criado também o site www.anoinaciano.org.br no qual é possível conhecer mais sobre a vida de Santo Inácio e os Exercícios Espirituais e ainda acessar subsídios de oração, vídeos, notícias e toda a programação. Todo o material disponível na página pode e deve ser compartilhado para que alcance mais pessoas.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *