Um Lugar de Encontro

Composição Organizacional

No Centro Loyola de Fé e Cultura trabalha-se segundo uma lógica sistêmica e orgânica (ecossistêmica) como sustentação para uma gestão participativa e coletiva inscrita na pedagogia da corresponsabilidade (PACHECO, s/d). Essa pedagogia permite que os integrantes do CL ajam como participantes de um projeto de sustentação para a cidadania ativa no exercício da cidadania.

O CL é uma unidade complementar da PUC-Rio, caracterizado como campus avançado da mesma. Desde 2021 está sob a direção do padre Anderson Antonio Pedroso, SJ, Vice-Reitor Geral da PUC-Rio e sob a coordenação geral de Elaine de Azevedo Maria. As pesquisas, os projetos e as iniciativas nas dimensões formativas espiritual, socioeducativa, artístico-cultural e ecológica, com vistas as práticas solidárias que participam do CL, são chanceladas pelo Comitê de Gestão de Projetos dedicada a preservação dos fundamentos teológicos-metodológicos do CL.

Além da presença do diretor do CL e da coordenadora geral, o Comitê de Gestão de Projetos conta com um representante da Pastoral Universitária Anchieta, de um professor da universidade com fundamentação pedagógica em metodologias participativas, e um representante do voluntariado. Cabe a esse comitê zelar pelo respeito e pela atualização dos fundamentos do CL, a fim de manter suas ações coerentes com as preferências apostólicas universais da Companhia de Jesus, de “mostrar o caminho até Deus, caminhar com os excluídos; acompanhar os jovens no caminho e cuidar da casa comum” quanto em consonância com a metodologia ecossistêmica participativa que sustenta os projetos e as iniciativas.

A partir dessa metodologia a composição organizacional do CL prevê uma atuação em que seus integrantes ajam de forma a experimentar diferentes responsabilidades, em benefício de um pensamento dialógico e sistêmico. Por essa perspectiva, as pessoas em corresponsabilidade sobre o funcionamento do CL correspondem a uma comunidade de aprendizagem, constituída por professores da PUC-Rio, funcionários e leigos voluntários, conhecedores da complexa realidade local (Gávea, em particular, e Rio de Janeiro de modo geral), entre eles, antigos alunos, que integram os seguintes Grupos de Responsabilidade, distribuídos em três Eixos:

 Eixo Formativo Metodológico

(a) Grupo de Responsabilidade Educação para interioridade e transcendência (KLEIN, L.F.: 2021, p. 25), dedicado a oferecer condições de formação espiritual aos participantes dos projetos do CL em consonância com a mentalidade nova de uma “Igreja em saída” (EG, 24). O grupo assume como premissa a interface com a sociedade atual, com seu rosto pluricultural e pluriétnico.

(b) Grupo de Responsabilidade Pedagogias Participativas Interdisciplinares, dedicado ao aprofundamento de estudos acerca das metodologias ecossistêmicas participativas e a atualização do CL. O grupo assume como caminho a sensibilização para a potencialização de uma cidadania democrática e ativa.

Eixo Serviço em Parceria

(c) Grupo de Responsabilidade Projetos e iniciativas, dedicado ao mapeamento, documentação e atualização de ações vigentes no âmbito da Vice-Reitoria Comunitária, do Centro de Pastoral Universitária Anchieta da PUC-Rio, dos departamentos e unidades da PUC-Rio, que atendam as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus e que estejam constituídas no âmbito das metodologias ecossistêmicas participativas, supervisionado pelo Comitê de projetos. O grupo visa o diálogo entre os projetos e iniciativas comunitárias inscritas no intramuros PUC-Rio e nas instâncias eclesiais do Vicariato Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

 (d) Grupo de Responsabilidade Acolhimento dedicado a escuta inicial dos jovens e a proposição de oficinas de sondagem e formação, com vistas ao acolhimento da comunidade extramuros CL, em especial, aos jovens excluídos e marginalizados (em vulnerabilidade social) que frequentarem o CL. O grupo desenvolve iniciativas ancoradas em metodologias ecossistêmicas participativas e na pedagogia inaciana, atualiza o comitê de gestão de projetos acerca dos desejos, demandas e necessidades da comunidade e reconhece os jovens com perfil para participarem das ações cotidianas do CL, como por exemplo, recepção dos visitantes, operacionalização das atividades, gestão do espaço, proposição de atividades entre jovens etc.

(e) Grupo de Responsabilidade Cidadania ecológica, dedicado à educação e a promoção de projetos socioambientais no entorno.

Eixo Prospectivo  

(f)  Grupo de Responsabilidade Comunicação em diálogo dedicado a interação constante com a PUC-Rio, por meio de seu Conselho de Identidade e Missão, com unidades afins (outros Centros Loyola de Fé e Cultura), com a arquidiocese e com a Companhia de Jesus. O grupo dedica-se ao desenvolvimento, implementação e atualização de um sistema de comunicação intra e extramuros. O grupo comunica as demandas, desejos e necessidades da comunidade intra e extra-muros e os projetos e iniciativas, inscritos nas dimensões formativas espiritual, socioeducativa, artístico-cultural e ecológica desenvolvidas junto ao CL.

(g) Grupo de Responsabilidade Inovação dedicado ao fomento, a aproximação com ex-alunos, e ao contato propositivo com comunidade, a partir de uma perspectiva empreendedora.