Palestra On-Line: História e Arte na Devoção à Imaculada Conceição

Data: Sábado, 18 de julho de 2020, às 10h.

Descrição: Na Arte Sacra, a iconografia mariana é a que mais tem representações, devido às diversas invocações. Nem sempre é fácil identificar nas imagens marianas os títulos que a Mãe de Deus recebe. Nesta palestra, Frei Roger irá falar sobre a devoção à Imaculada Conceição no Rio de Janeiro, passando pela criação da província franciscana em 1659 e, particularmente, a devoção no Convento Santo Antônio. Ele também irá abordar como os artistas se inspiraram em textos bíblicos, teológicos e simbólicos para fazer atributos de sua imagem em pinturas e esculturas. Em seguida, Nara Júnior irá apresentar o processo histórico de evolução do dogma da Imaculada Conceição. O impacto causado na arte pela devoção cristã à santidade singular de Maria. Três estratégias de exposição imagética do mistério de sua concepção e traços da piedade imaculista no Rio de Janeiro colonial.

Palestrantes: Frei Róger Brunorio, ofm, estudou Filosofia e Teologia nos Institutos Franciscanos e é Museólogo pela UNIRIO. Foi coordenador do Departamento dos Bens Culturais da Província Franciscana. Trabalha e desenvolve projetos em inventários de Arte Sacra e estuda iconografia cristã e simbologia religiosa no campo da devoção popular, mariana e franciscana. João Carlos Nara Júnior é Arquiteto, Urbanista e Doutor em História Comparada pela UFRJ.

Local: Esta palestra será ministrada pelo Zoom. Na véspera da palestra, enviaremos um link para acesso à sala virtual.

Investimento: PALESTRA GRATUITA.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Join the Conversation

6 Comments

  1. says: Nancy Rabelo

    Olá.
    Tenho muito interesse em participar de alguma atividade prática, vivêncial, dos Exercícios Espirituais.
    Penso em algo como um Retiro na Casa da Gávea, ou onde quer que seja possível realizar de forma orientada e esclarecedora.
    Muito grata.

  2. says: Maria da Glória Morais de Oliveira

    Sou católica e e devota da Imaculada Conceição. Será ótimo estar nessa palestra. Será um momento de grande enriquecimento.

    1. says: alessandra

      Oi, Isis. Sim, encerramos com 150 inscritos para ter condições de atender bem a todos. Infelizmente nem todos os que se inscrevem participam, mas a gente precisa se preparar para a quantidade total de inscritos…

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *