Palestra On-line Alguns Brasis Segundo a Literatura

Data: Quarta-feira, 28 de abril de 2021, às 19h.

Descrição: Esta palestra irá tratar do papel que a literatura brasileira exerce na formação do pensamento nacional. A leitura melhora o poder de argumentação e comunicação com o outro, ajuda a desenvolver nossa capacidade de crítica e nos faz seres mais criativos e mais produtivos. Sendo um bem cultural, os livros favorecem o contato com culturas diferentes e nos tornam pessoas mais conscientes e melhores cidadãos. Desde a colonização, a literatura procurou refletir sobre o Brasil. No encontro, a professora Eliana irá abordar de que modo as ideias que temos de povo, nação e de relações sociais e políticas aparecem na ficção como perspectivas anunciadas dos problemas ora vividos.

Palestrante: Eliana Yunes é pesquisadora da Cátedra Unesco de Leitura, Doutora em Linguística pela Universidade de Málaga e em Literatura Comparada pela PUC-Rio, tendo concluído dois pós-doutorados: em Leitura, pela Universidade de Colônia (Alemanha), e em Formação de Leitores no Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS (França).

Local: A palestra será realizada ao vivo em modo on-line através a plataforma Zoom.

Esta palestra é gratuita, e as vagas são limitadas por ordem de inscrição.

1. Yedda Maria Thirėė

Gosto de saber e ser informada sobre tudo que diz respeito a livros. Sou bibliotecária! Só poderia gostar!

2. Que bom Yedda! Não esqueça de divulgar para seus amigos! Ainda há tempo para se inscrever.