Última semana para visitar a Exposição de Presépios

Surpresa, encantamento e muita alegria têm marcado o semblante das pessoas que visitam a Exposição de Presépios. A
mostra ficará em cartaz até o final o próximo domingo, 20, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. Nas últimas três semanas, mais de 20 mil visitantes, entre fiéis católicos e turistas de todo o mundo, estiveram na exposição.

– Eu gostei bastante, sobretudo da variedade. Tem de vários países e estados aqui do Brasil, são diversos materiais, e a forma como representam os personagens, Maria, José e o Menino, é bem interessante – destacou Carlos Schmidt, de Santa Catarina.

A exposição reúne 180 peças do acervo particular do padre José Maria Fernandes, SJ, diretor do Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio. Padre Fernandes tem hoje mais de 500 presépios, uma coleção que começou de forma espontânea, com a primeira peça herdada de sua bisavó. Desde então, ele adquiriu e ganhou mais e mais presépios. Só este ano, oito já foram adicionados ao acervo. Uma variedade que enche os olhos de quem passa pela Catedral, como Wayne Rodrigues, da Paróquia de Santa Mônica, no Leblon:

– Estou amando! É um encanto cada presépio que a gente chega e olha os detalhes. São de lugares tão diferentes, mas a linguagem é a mesma, quer dizer, aquele Deus está realmente presente em todos os lugares. É uma coisa que realmente toca muito.

Para a Irmã Elisa, da Igreja de Nossa Senhora da Visitação, uma exposição como essa ajuda a resgatar no coração das pessoas o verdadeiro sentido do Natal, muitas vezes perdido em meio ao apelo do consumo por conta da compra de presentes ou da decoração das casas. “Eu acho que tudo aquilo que lembra Maria, José e o Menino resgata dentro de nós mesmos aquele Natal de Belém. É o nascimento de Jesus em nós”, ressalta.

Ao longo desta última semana, a exposição estará aberta todos os dias, das 8h às 16h. A entrada é franca e a Catedral fica na Avenida Chile, 245.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *