Setor de Espiritualidade organiza retiros para grupos paroquiais

catequista 2

São Tiago diz que uma fé sem obras é morta. Mas e quando os grupos pastorais organizam tantas atividades que deixam de vivenciar a espiritualidade? A rotina de muitos grupos é tomada por reuniões, ações nas paróquias e nos bairros, e o tempo para a oração individual ou partilhada quase não existe. Pensando nesses grupos, o setor de Espiritualidade do Centro Loyola iniciou um trabalho de organização de retiros paroquiais. Os encontros podem acontecer em nossa sede, na Estrada da Gávea, ou nas próprias comunidades.

“Nossa proposta é levar a Espiritualidade Inaciana para as paróquias, através das Experiências de Oração ou organizar retiros de um dia, conforme a necessidade de cada grupo”, explica Rodrigo Policeno, que coordena o setor de Espiritualidade do CL. O primeiro encontro deste tipo, organizado pela Equipe de Leigos, reuniu 30 catequistas da Matriz Santa Rosa de Lima, do Jardim América. Os temas das colocações e textos bíblicos foram escolhidos a partir do trabalho da catequese e deram ao grupo a oportunidade de parar para rezar e refletir a própria missão.

– Foi um momento muito bonito. Algumas de nós saíram do Centro Loyola muito emocionadas, não só pelo aprofundamento na oração, mas pela oportunidade de estarmos reunidas em grupo para partilhar nossas vivências, a leitura da Bíblia. Muitas de nós nunca tinham vivido algo assim – destacou Elisabete Cruz, coordenadora das Catequistas do 2º ano, que fazem a preparação das crianças para a 1ª Eucaristia.

Policeno ressalta que a Espiritualidade Inaciana é muito boa para os grupos que se afastaram da oração, por ser uma espiritualidade que “nos devolve para nós mesmos”, através principalmente do silêncio, e conclui: “Ela aumenta o nosso grau de intimidade com Deus, com a Palavra de Deus, e dá o direcionamento do que Deus quer não só na nossa vida, mas no trabalho da própria pastoral”.

Qualquer grupo interessado em fazer um retiro inaciano pode entrar em contato com o Setor de Espiritualidade do Centro Loyola, que irá acolher os pedidos e fazer o planejamento do encontro. O contato pode ser feito pelo e-mail: sespiritualiloyola@puc-rio.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *