Sentir e Saborear o Diálogo com Deus na Oração

O final de semana prolongado teve um sabor especial para as pessoas que participaram da Experiência de Oração Inaciana. Conduzida pelo padre Raniéri Araújo, SJ, no último sábado, 5 de setembro, a tarde de oração reuniu cerca de 50 participantes que puderam conhecer um pouco melhor os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

O encontro partiu do trecho dos Exercícios em que Santo Inácio explica que “não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear as coisas internamente”. Logo no início, padre Raniéri reforçou a importância do silêncio para o diálogo com Deus e leu um texto de Alceu Amoroso Lima, extraído do livro Meditação sobre o Mundo Interior. Em um dos trechos do texto, Amoroso Lima destaca:

O silêncio não é apenas a ausência de palavras ou ruído, uma ausência, um valor negativo, mas, ao contrário, um valor positivo, edifica o nosso mundo interior, encontramos o caminho para a paz, para a sabedoria, para perdoar e esquecer e, acima de tudo, para amar.

Após um momento de meditação guiada, os participantes foram convidados a contemplar a beleza da criação em um passeio pelo jardim do Centro Loyola. Em seguida, padre Raniéri indicou a leitura de um texto bíblico, extraído do livro de Isaías e apresentou a forma inaciana de rezar. O encontro terminou com a celebração da Santa Missa na capela São José de Anchieta.

A Experiência de Oração Inaciana é uma das etapas para quem desejar trilhar o caminho espiritual proposto por Santo Inácio. O próximo encontro será no sábado, 3 de outubro, às 14h, com a equipe de Leigos do Centro Loyola, e terá como tema a Oração de Atenção Amorosa. Quer participar deste encontro? Inscreva-se aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *