Paulo de Tarso – Peça chave para entender o Cristianismo

paulo de tarso

Dia 19 de agosto, o Centro Loyola promove uma palestra sobre São Paulo de Tarso, um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. A palestra será ministrada por Betho Ieesus, admirador da trajetória de Paulo de Tarso, que trabalhou durante 5 anos em uma pesquisa para elaborar a biografia do santo, com o incentivo e orientação de Padre Zezinho.

Gostaríamos de saber o porquê do seu interesse por Paulo de Tarso, o que o fez estudá-lo?
Betho Ieesus: Paulo de Tarso, São Paulo, foi o mais exitoso dos apóstolos, como judeu de elite contestou a ordem estabelecida dentro de sua religião e no Império Romano com um discurso humanista e universal, baseado em uma nova mensagem. Foi a última testemunha do ressuscitado e se tornou um líder em fé e atitudes colocando em prática seu pensamento mobilizador. Fazer uma profunda imersão nessa história foi como se um imã gigante me atraísse: inevitável.

Como foi sua pesquisa para realizar o livro?
Betho Ieesus: Foram 5 anos em um projeto que foi nascendo aos poucos com leituras que ganharam complexidade pela exigência do “personagem”, sendo que mais de 40 livros fazem parte da bibliografia. A medida que li esses livros, fui catalogando as informações que participariam da redação final. Pesquisei muito, comprei muitos livros, aqui e no exterior. Quando um aspecto da vida de Paulo extrapolava a dimensão dos fatos históricos e religiosos, procurei os melhores autores do assunto em liderança, administração e sociologia.

E como foi a contribuição de Padre Zezinho?
Betho Ieesus: “Quem não tem medo de viver, não tem medo de morrer!”. Essa frase de meu orientador e amigo Padre Zezinho define meus sentimentos sobre escrever sobre a vida de São Paulo. Tanto ele quanto eu somos entusiastas paulinos! A participação desse amigo, vulto do catolicismo brasileiro, foi motivacional o tempo inteiro e cada aspecto foi discutido em conjunto. Eu não sou teólogo e nesse sentido Padre Zezinho me deu a segurança para mergulhar fundo na teologia paulina, mesmo que brevemente, pois o livro trata-se de uma biografia que destaca aspectos do líder nato.

Qual a importância de Paulo de Tarso para o cristianismo?
Betho Ieesus: A importância de Paulo para o cristianismo é total. Ele foi a mão precisa do parto e sem ele talvez o movimento cristão não amadurecesse tão rapidamente, atraindo os primeiros mártires pacifistas. Paulo não somente foi o primeiro teólogo como criou uma estrutura fundadora que se transmutou em estrutura institucional, base da Igreja. Agora, muitos tendem a confundir sua importância a elevando a uma espécie protagonismo absoluto, mas Paulo antes de tudo era um cristo-centrista, “revestiu-se de Cristo” em uma vida de doação plena, pelo homem criação de Deus, pelo seu lar comum, como diz Papa Francisco em Laudato Si.

Seria possível entender a história do cristianismo sem a existência de Paulo de Tarso?
Betho Iessus: O cristianismo é fruto do martírio de vários heróis anônimos e só se tornou um movimento religioso consistente em mais ou menos 150 anos após a morte de Cristo. Paulo trouxe do judaísmo da diáspora o know-how religioso/institucional para como se diz hoje “criar uma startup de sucesso”. Difícil imaginar a história da Igreja sem ele. Impossível explicar.

Como você pretende passar seus conhecimentos sobre Paulo de Tarso na palestra?
Betho Ieesus: Como produtor musical, profissional do ramo de áudio e vídeo não poderia deixar de criar um “multimídia” com fotos bonitas e raras, mapas, personagens e arte do primeiro século. Durante a apresentação desse material, concomitantemente, desenvolverei a palestra. Quero que as pessoas presentes se surpreendam com a inter-relação de fatos históricos conhecidos com a construção do “líder”, do religioso intenso e pleno, dentro do diferenciado momento educacional e cultural vivido pelo Apóstolo dos Gentios.

Reportagem: Amanda Spanner e Patricia Pougy

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *