Novas opções na programação de Espiritualidade em 2016

Criados no século XVI por Santo Inácio Loyola, os Exercícios Espirituais até hoje transformam a vida de quem os pratica. O método proposto por Inácio tem como base a leitura da Bíblia e um profundo mergulho interior, através do silêncio, meditação e contemplação, para compreender a vontade de Deus na própria vida. Este ano, o Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio está com várias atividades programadas para quem quiser iniciar ou aprofundar-se na Espiritualidade Inaciana.

Quem ainda não conhece os Exercícios, pode começar fazendo o Retiro de Iniciação. O próximo será no último final de semana de abril, orientado pelo padre Adroaldo Palaoro, SJ. A novidade este ano é que o retiro será regime semiaberto, sem pernoite. Segundo o coordenador do setor de Espiritualidade do CL, Rodrigo Policeno, este novo formato pode facilitar o acesso ao retiro de pessoas que sempre querem fazê-lo, mas não têm disponibilidade para dormir fora de casa.

– Às vezes a pessoa tem um filho pequeno, cuida de uma pessoa doente e a necessidade de pernoitar no retiro acaba fazendo com que ela desista. Outro fator é que sem o pernoite o custo da inscrição caiu pela metade em relação ao ano passado. Em tempos de crise econômica, esse também pode ser um modo de fazer com que mais pessoas venham participar – avalia.

As Etapitas – Retiro de 8 dias divididos em 4 finais de semana ao longo do ano – também serão em regime semiaberto, na sede do Centro Loyola. Este encontro pode ser feito por iniciantes, porém é mais recomendado para quem já fez o Retiro de Iniciação. As Etapitas continuam a ser orientadas pelo padre José Fernandes, SJ, e este ano acontecem nos meses de abril, junho, agosto e outubro.

Uma novidade para 2016 é o projeto Elas Muito Amaram, que traz a oração e reflexão a partir de características de mulheres da Bíblia, como a beleza da Sulamita, no Cântico dos Cânticos; a sagacidade de Betsabéia, esposa de Urias, no segundo livro de Samuel; a solidariedade de Judite; entre outras.

Ao longo do ano, a programação de espiritualidade inclui, ainda, retiros temáticos, as Experiências de Oração Inaciana e as Oficinas de Oração e Criação. A primeira será agora no final janeiro com o tema Diário de Oração, na qual os participantes irão confeccionar o próprio diário.

Acompanhe a programação aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *