Exposição de Presépios inaugurada na Paróquia São José da Lagoa

presepio

Tecido, papel, gesso, couro, folhas secas e os mais diferentes materiais dão forma aos 120 presépios montados para a Exposição Deus Habita na Cidade, inaugurada no dia 27 de novembro, primeiro domingo do Advento, na Paróquia São José da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro.

A mostra reúne peças da coleção do padre José Maria Fernandes, SJ, Diretor do Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio, que abriu a exposição com a benção dos presépios, acompanhado das crianças da catequese da Paróquia.

Na homilia, padre Omar Raposo, pároco da São José, recordou o quanto a tradição de montar presépios faz parte da preparação para o Natal: “Procurem os presépios nas suas casas, tirem a poeira, chamem as crianças para ajudar a montar, façam deste um momento de preparar a casa para o Natal junto com a família”, sugeriu.

Após a benção dos presépios, houve a apresentação do Sino da Paz, ao som da harpa de Vanja Ferreira e do oboé de Pierre Descaves, do Duo Jade. O sino foi fabricado em 1988, por Evandro Vieira e Bárbara Stella, do grupo pacifista Embaixada da Paz, com sucata de munições deflagradas em grandes conflitos, entre eles as duas guerras mundiais. A ideia foi transformar as munições que fazem parte da cultura da violência em um símbolo da paz que ressoa entre os povos.

No final da Missa, padre Fernandes convidou os presentes a visitarem a exposição e contou que seu grande sonho é a criação de um museu do presépio no Rio de Janeiro: “Se alguém aqui souber um modo de viabilizar esse projeto, eu estou disposto a doar toda a minha coleção, com mais de quinhentos presépios, para compor o acervo do Museu”, revelou.

A Exposição Deus Habita na Cidade fica em cartaz até 6 de janeiro de 2017 e pode ser visitada diariamente, das 8h às 20h. A Paróquia São José da Lagoa fica na Avenida Borges de Medeiros, 2.735.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *