Encontro para discutir o livro e o filme A Cabana

Com estreia prevista para 6 de abril, o filme A Cabana promete conquistar o público assim como fez o livro homônimo, escrito pelo canadense William P. Young. Lançado em 2007, o livro virou best-seller e ultrapassou a marca de 18 milhões de exemplares vendidos, conquistando leitores ao redor do mundo a partir de uma reflexão: “Se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?” A Cabana será tema de uma palestra organizada pelo Centro Loyola, com os professores Eliana Yunes e Alessandro Rocha e o padre José Fernandes, SJ, no dia 26 de abril. A partir da história, eles irão abordar questões como a revelação cristã de Deus Uno e Trino, a misericórdia divina e o valor da narrativa literária como meio de reconciliação com a vida.

A Cabana conta a história de um pai deprimido (Mack) e atormentado pelo desaparecimento e provável assassinato de sua filha, que anos depois recebe uma carta de Deus convidando-o a voltar ao lugar onde o crime aconteceu. Lá, ele se depara com uma outra visão da Santa Trindade que irá leva-lo a confrontar seus medos, redescobrir o amor e o perdão e reconciliar-se com Deus. Para Octavia Spencer, atriz que interpreta Deus no filme, o bonito da história é exatamente o modo como Ele fala com o personagem: “Eu penso que o jeito como Deus se apresenta para Mack é muito orgânico. Ele não o força a acreditar ou a perdoar. Ele simplesmente apresenta as situações para que ele chegue às suas próprias conclusões”.

Ainda segundo a atriz, a história traz uma mensagem de cura, que fala da culpa, do julgamento, do perdão, uma mensagem de esperança, e propõe “buscar o lado bom das pessoas, parar de olhar só o lado ruim. Que o filme possa fazer com que as pessoas reflitam e façam uma auto-avaliação de que são capazes de mudar o mundo começando a mudança nelas mesmas”.

Para a professora Eliana Yunes, que esteve na pré-estreia, a adaptação é boa, porque o filme foi muito fiel ao livro: “A narrativa literária preenche todos os vazios, o filme fez isso com imagens. Isso é muito nítido nas imagens. Olhado sob a perspectiva do amor, o mundo ao redor dele muda”, assinalou.

A palestra será no dia 26 de abril, das 19h às 21h, na rua Bambina, 115. Para mais informações e inscrição, clique AQUI.

Assista o trailer do filme AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *