Centro Loyola faz exposição de presépios na Catedral

SAMSUNG CSC

Cento e sessenta presépios de 40 países poderão ser vistos na Catedral Metropolitana entre os dias 21 de novembro e 20 de dezembro. A exposição organizada em parceria pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio reúne peças da coleção particular do padre José Maria Fernandes, SJ, feitas por artistas e artesãos dos cinco continentes e de todas as regiões do Brasil. A mais antiga delas, herança de família, data do século XIX.

Além de representar a cena da Natividade de Cristo, os presépios apresentam traços da cultura e da história de seus locais de origem. Do Japão, vieram Maria, José e o Menino Jesus feitos de bambu, com olhos puxados e vestidos de kimono. No presépio do Cazaquistão, a estrebaria dá lugar a um tipo de cabana típica das regiões rurais do país. As referências estão tanto na forma de esculpir ou montar as peças, quanto nos materiais utilizados, como o couro das renas, do Canadá, ou a pele de uma cobra, da Ilha de Java.

O artesanato popular brasileiro também estará presente na mostra, em cerca de 70 peças adquiridas em diferentes estados, principalmente Minas Gerais. Além da cultura, o destaque neste caso vai para a diversidade natural do país, em peças confeccionadas com as sementes de plantas da Amazônia; as conchas e o côco das praias da Bahia; o barro e a buchinha de Minas; o capim dourado do Centro-Oeste, entre outros.

A exposição pode ser visitada das 8h às 16h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, localizada na Avenida Chile, 245.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *