Atividades em Nova Iguaçu expandem atuação do Centro Loyola

Em 2014, o Centro Loyola PUC-Rio iniciou uma parceria com Diocese de Nova Iguaçu. Desde então, já foram realizados dois ciclos de formação para Educadores e Agentes Pastorais, com o apoio da Pastoral da Educação, e, no próximo mês, haverá um Retiro de Iniciação aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, aberto aos frequentadores das paróquias da Diocese e demais participantes interessados. O encontro será nos dias 7 e 8 de novembro, em regime fechado, com a orientação de Teresa Andrade, da Equipe de Leigos do CL (Inscrições aqui).

A organização do curso para educadores e do retiro em Nova Iguaçu faz parte de um projeto do Centro Loyola de chegar a diferentes espaços, não só da cidade, mas de todo o Estado do Rio de Janeiro. Tradicionalmente, os cursos e retiros organizados pela casa sempre acontecem na Zona Sul, o que dificulta o acesso a pessoas de localidades mais distantes. Helber Paiva, coordenador dos cursos do Centro Loyola, recorda que levar a mensagem de Cristo a lugares e pessoas distantes foi um pedido do Papa Francisco durante a homília na Jornada Mundial da Juventude de 2013:

– Para onde Jesus nos manda? Não há fronteira, não há limites. Envia-nos para todas as pessoas. O Evangelho é para todos e não apenas para alguns. Não é apenas para aqueles que parecem a nós mais próximos, mais abertos, mais acolhedores. É para todas as pessoas. Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mas indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor – ressaltou o Papa naquela ocasião.

A formação para educadores deve continuar no próximo ano. Até agora foram feitas sete aulas que atingiram uma média de cem participantes, entres eles, além de agentes pastorais, muitos professores das escolas públicas da região. A proposta do curso é trabalhar temas relacionados à Igreja, mas que tenham um viés de discussão com a sociedade, tais como: Criação e Teoria da Evolução, A Morte em Diferentes Religiões, entre outros.

Em breve, divulgaremos a programação de atividades para o próximo ano. Continue acompanhando a agenda aqui em nossa página.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *