Um Espaço de Acolhimento

O Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio está localizado em uma belíssima casa, projetada nos anos 40 pelo arquiteto mineiro Angelo Alberto Murgel. Na área, de aproximadamente 2 mil metros quadrados, integram-se em perfeita harmonia a casa, com os traços modernistas de Murgel, e o jardim, que pode ser apreciado diretamente do interior da construção. A casa dispõe de diferentes tipos de espaços disponíveis à locação para eventos religiosos, acadêmicos e corporativos, tais como seminários, retiros, cursos, treinamentos e confraternizações, entre outros.

O Centro Loyola de Fé e Cultura se propõe a ser um espaço:

  1. de convergência entre a fé e a cultura, integrando e fazendo interagir universidade, igreja e sociedade;
  2. com a mentalidade nova de uma “Igreja em saída” (EG, 24), que assume como premissa o diálogo dinâmico e qualificado com a sociedade atual, com seu rosto pluricultural e pluriétnico;
  3. em consonância com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, de “mostrar o caminho até Deus, caminhar com os excluídos; acompanhar os jovens no caminho e cuidar da casa comum.”;
  4. de “caráter pedagógico e emancipatório, no sentido da formação de personalidades democráticas em direção à cidadania ativa”. (BENEVIDES, Instituto Herzog, 2015)
  5. de produção de um saber ético teológico (teologia pública e pastoral), de iniciativas voltadas às grandes questões artístico-culturais e ecológicas (políticas públicas), acadêmicas (fé e ciência) e espirituais da atualidade (mística cristã);
  6. onde essas iniciativas inscritas nas dimensões formativas espiritual, socioeducativa, artístico-cultural e ecológica visem a práticas solidárias que sejam pensadas e abordadas em diálogo com a sociedade e em vista de resultados efetivos;
  7. de diálogo com o Marco Referencial da PUC-Rio no sentido de “Encarnar a opção pela pessoa humana que a caracteriza desde a sua origem, e que hoje implica o compromisso de colaborar na construção de uma sociedade baseada no respeito e na promoção de todos, de modo especial dos mais pobres e marginalizados.”.

Conheça nossos espaços:

Auditório Santo Inácio de Loyola
O auditório tem 125m² e, atualmente, conta com 72 cadeiras acolchoadas, tipo carteira, que podem ser retiradas caso necessário. Como o mobiliário não é fixo, o salão oferece flexibilidade para ser arrumado de acordo com a configuração do evento, sendo a capacidade máxima de até 120 cadeiras simples.
Além do salão principal, o auditório tem ainda uma pequena sala de exposição anexa e uma varanda integrada ao jardim, que podem ser usadas para coffee break e outras atividades paralelas.

O espaço está equipado com:
Equipamento Multimídia – inclui tela automatizada e projetor
Sistema de Som
Ar-Condicionado
Quadro Branco
Rede wi-fi
Mobiliário móvel – balcão para conferências e seminários (até 6 pessoas) e 72 cadeiras acolchoadas.

Capela São José Anchieta
A capela São José Anchieta tem capacidade para até 80 pessoas e conta com sistema de som e ar-condicionado.

Sala do Espelho
Sala de aula com pequena varanda, equipada com 30 cadeiras tipo carteira, além de mesa e cadeira para o professor, quadro branco e tela para projeção. Espaço com ar-condicionado.

Salão Inferior
Salão mobiliado com 45 cadeiras tipo carteira e três mesas, equipado com recursos multimídia (tela para projeção e laptop), sistema de som e ar condicionado. Este salão tem vista para o jardim.

Infraestrutura
Copa e Cozinha – A locação para eventos pode incluir a utilização da cozinha e copa, equipadas com geladeira, freezer, fogão a gás de seis bocas, micro-ondas, mesa de mármore e duas pias.
Mobília – A casa possui cerca de 15 cadeiras tipo carteira disponíveis para complementar os espaços para eventos.
Internet Wi-fi em todo o interior da casa.
Jardim – Ao redor da casa, há uma área de jardim com aproximadamente 1200 m². Um espaço ideal para orações individuais, meditação, leitura e contemplação.
Estacionamento – capacidade para até 12 veículos.
Segurança e Limpeza – A casa conta com sistema de vigilância com câmeras e segurança. Durante os eventos, sempre há um ou dois funcionários de plantão para limpeza dos banheiros.