Introdução ao Python e Aplicação de Inteligência Artificial

Dia do curso

Toda quarta-feira iniciando em junho de 2022 até junho de 2023

Apresentação

A formação de um cientista de dados engloba programação de Python, estatística, mineração de dados, modelos de aprendizagem de máquina e base de dados. Os alunos do curso Introdução ao Python e Aplicação de Inteligência Artificial desenvolverão projetos aplicando análise de dados e inteligência artificial a partir de bases de dados reais levantadas pelos próprios alunos sobre temas que envolvam a Rocinha. As primeiras aulas serão dedicadas à apresentação de lógica de programação e à introdução à programação em Python. Através de bases de dados abertas, conceitos de estatísticas serão aplicados e uma análise exploratória dos dados será executada em linguagem Python. Os alunos aprenderão como extrair informações importantes de uma base de dados e como organizar a mesma. Modelos de aprendizagem de máquina serão apresentados mais ao final do curso às bases de dados já trabalhadas em aulas. Em grupos, os alunos irão montar uma base de dados com informações vindas da Rocinha e aplicarão nas mesmas o que foi aprendido em sala de aula. Ao final do curso, o aluno terá o conhecimento necessário para atuar como cientista de dados júnior. As bases de dados levantadas pelos alunos dialogam com os objetivos específicos do Edital Favela Inteligente lançado pela Faperj.

Objetivos

Ensinar lógica de programação, programação em Python, análise de dados e introduzir modelos de aprendizagem de máquina para que os alunos possam atuar como cientista de dados júnior. Adicionalmente, fazer um levantamento de dados da Rocinha, criando bases de dados que possam ser utilizadas para fins de estudo da comunidade.