Seminário A Arte da Retórica no Direito

NOVA DATA: Quinta-feira, 6 de junho de 2019, das 19h às 21h.

Descrição: Neste ano de aniversário do Centro Loyola, estamos trabalhando a Arte como eixo temático de nossos eventos. Neste seminário, propomos um encontro sobre a arte da retórica. Partindo dos ensinamentos de Schopennhauer, autor do livro “A Arte de Ter Razão”, os palestrantes encenarão um caso jurídico concreto (jurisprudência), buscando cada debatedor demonstrar a sua verdade acerca do fato e do direito, utilizando-se dos estratagemas contidos na obra do filósofo. “Estratagemas” são instrumentos de retórica utilizados inclusive para a “distorção da própria verdade”. O público presente atuará como “julgador imparcial” contribuindo, ao final do debate, com sua opinião acerca da tese que entender mais condizente com a justiça. Ao final, saberemos se a sentença emanada do judiciário coincide ou não com a opinião do público presente.

Palestrantes: Adolfo Borges Filho, professor do Departamento de Direito da PUC-Rio, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília; Bruno Gaspar de Oliveira Correa, professor da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro e do IBMEC e Promotor de Justiça; e Rodrigo Correa Rebello, Acadêmico de Direito da UERJ.

Local: Auditório B8F, Ala Frings do Edifício da Amizade, no campus Gávea da PUC-Rio, rua Marquês de São Vicente, 225. Pegar o elevador em frente ao banco Itaú até o 6º andar e, neste andar, subir a escada em frente à direita.

Investimento: Esta palestra é gratuita, mas as vagas são limitadas por ordem de inscrição. Será emitido certificado para os participantes.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Tags from the story
, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *