Saberes e Sabores: A Arte de Viver

Data: Quarta-feira, 9 de outubro de 2019, das 19h às 21h30.

Descrição: Neste encontro do Projeto Saberes e Sabores, vamos falar sobre a arte de viver. Prometem-nos receituários e técnicas de felicidade e amor. Um mundo de controles fechados e estratégias de sucesso e estabilidade nos é oferecido. No entanto, viver assemelha-se mais a um caminho aberto e dinâmico. E se a felicidade estivesse em peregrinar, descobrir e aprender sempre mais sobre si mesmo, sobre os outros, o cosmos e Deus? Existimos em relação, e as relações nos mudam. Aceitar a mudança seria um passo fundamental da arte de viver? Neste encontro de tema filosófico, vamos degustar pratos que homenageiam a cozinha da Grécia, país de origem de grandes pensadores da nossa história.

Palestrante: padre Álvaro Pimentel, SJ , é formado em Filosofia pela FAJE e em Teologia pelas Facultés Jésuites Centre Sèvres de Paris. É Mestre em Filosofia pela PUC-Rio e Doutor em Filosofia pela UFMG, tendo realizado seu estágio de pesquisa no exterior no Centre d’Archives Maurice Blondel (Université Catholique de Louvain, Bélgica). Também fez Estágio Pós-Doutoral na Catholic University of America. Atualmente, é professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e Vice-Reitor Geral da mesma universidade.

Local: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio, na Estrada da Gávea, 1 ,Gávea. Há um pequeno estacionamento no local.

Investimento: R$ 40. Este valor inclui a palestra e a degustação. Será emitido certificado para os participantes.