Saberes e Sabores: A Arte da Literatura – Brasil, Angola e Moçambique

Data: Quarta-feira, 21 de novembro de 2018, das 19h às 22h.

Sobre o evento: Na Semana da Consciência Negra, o Saberes e Sabores convida para uma viagem pela literatura brasileira, angolana e moçambicana, temperada com os aromas da gastronomia dos três países. O encontro começa com uma conversa sobre as aproximações entre escritores brasileiros, angolanos e moçambicanos no quadro das tensões e desafios nacionais do século XX. A simultaneidade das lutas anticolonial africana, anti-salazarista em Portugal e contra o autoritarismo militar no Brasil aproximou projetos literários que buscavam demarcar o espaço da tradição literária portuguesa a partir de uma imaginação comunitária. Configuradas como “amizades intelectuais”, essas relações se estruturaram a partir da recepção de textos do modernismo brasileiro nos espaços africanos de língua portuguesa e na criação de pontes que serviram para a formação de um pensamento solidário, fundado numa experiência colonial comum. Serão comentados os projetos literários de José Luandino Vieira, Ruy Duarte de Carvalho, Rui Knopfli, Noémia de Sousa, Costa Andrade, Mia Couto, entre outros, que consideraram a literatura brasileira no processo de estruturação de suas obras.
Após a palestra, será o momento de degustar pratos preparados pela chef Dida Nascimento, uma brasileira apaixonada pela cozinha africana, que há anos pesquisa os ingredientes, receitas e hábitos alimentares de vários países da África.

Palestrante: Professor Alexandre Montaury, Diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio e Doutor em Letras pela mesma Universidade.

Local: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio, na Estrada da Gávea, 1, Gávea. Há um pequeno estacionamento no local, por onde também passam as linhas de ônibus Troncal 5 (Central-Gávea), 112 (Rodoviária-Gávea, via Rebouças), 538 (Leme-Rocinha, via Botafogo) e 539 (Leme-Rocinha, via Ipanema).

Investimento: R$ 60. Este valor inclui o ingresso na palestra (com emissão de certificado) e a degustação dos pratos preparados pela chef Dida Nascimento.
Estudantes de graduação de qualquer curso ou instituição têm desconto e pagam R$ 40.

OBS: O número de vagas é limitado, e a inscrição só será confirmada após o pagamento. Para inscrições ou pagamentos realizados na hora do evento será cobrado o valor de R$ 70 (mesmo para estudantes).

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI.