Exposição de Presépios

Data: De 10 a 22 de dezembro de 2019 e de 6 a 20 de janeiro de 2020, diariamente, das 12h às 18h (no período de 23 de dezembro a 5 de janeiro será feito um recesso de final de ano e a exposição permanecerá fechada).

Descrição: Como parte da programação do Projeto Natal Cultural, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio convida para a Exposição de Presépios da coleção do padre José Maria Fernandes, SJ. Na mostra, poderão ser vistos presépios de todos os continentes e de diferentes regiões do Brasil.

O Presépio é uma das mais antigas tradições natalinas de que se tem notícia e faz parte da cultura ocidental há pelo menos nove séculos. Embora parta de uma referência cristã, o hábito de montar o presépio em casa, nas Igrejas ou mesmo em lugares públicos ultrapassa a dimensão religiosa. Muitas pessoas que não professam nenhuma crença mantém a tradição familiar de montar presépios. Além de representar os diferentes traços da cultura regional, os presépios brasileiros apresentam variedade nas matérias-primas com as quais são confeccionados. A diversidade natural do país é representada em peças feitas com conchas, folhas, flores e frutos secos, sementes, cascas de árvore, pedras, madeira e principalmente o barro em suas diferentes tonalidades. Misturam-se a esses elementos, as rendas, fuxicos, arames, papéis, tecidos, embalagens recicladas e todo tipo de material, de acordo com as culturas locais. Nas peças internacionais acontece o mesmo. A Sagrada Família do Alasca, por exemplo, veste o couro de rena em trajes esquimós.

Curadoria: Pe. José Maria Fernandes, SJ.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura + Diversidade do Rio de Janeiro e Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio.

Apoio: Projeto Comunicar|Agência.Com e Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer).

Local: Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo), na Praia do Flamengo, 158, Rio de Janeiro.

ENTRADA FRANCA

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *