Café com Arte: Capelas Vaticanas – A Arquitetura Sacra na Bienal de Veneza

Data: Sábado, 25 de maio, das 9h30 às 11h30.

Descrição: Neste encontro do Projeto Café com Arte, o arquiteto Fábio Sotero irá partilhar com os participantes a experiência da visita à Bienal de Arquitetura, da qual o Vaticano participou pela primeira vez em 2018. Sob a ótica de onze arquitetos dos cinco continentes foram construídas incríveis dez capelas na ilha de San Giorgio Maggiore, em Veneza. Durante a palestra, Sotero, que é especialista em Arte Sacra e Espaço Litúrgico, guiará os participantes através das imagens de cada capela, provocando reflexões sobre o que esses espaços sagrados trazem à tona quanto à materialidade, espiritualidade, liberdade e arte. São capelas de excepcional relevância que contribuem muito para a reflexão sobre a transcendência do espaço, a importância do propósito simbólico do projeto e como os elementos construtivos promovem o entendimento e/ou a percepção do divino no meio ambiente.

Palestrante: Fábio Sotero é Arquiteto, especialista em Arte Sacra e Espaço Litúrgico pela PUC do Rio Grande do Sul. Desenvolve trabalhos de Arquitetura Sacra e estudos sobre iluminação. Com a artista sacra Lilian Vidal forma o Sagrada Arte.

Local: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio, na Estrada da Gávea, 1, Gávea. Há um pequeno estacionamento no local, por onde também passam as linhas de ônibus Troncal 5 (Central – Gávea, via Botafogo); 112 (Rodoviária-Gávea, via Rebouças); 538 (Leme-Rocinha, via Jardim Botânico); e 539 (Leme-Rocinha, via Ipanema).

Investimento: R$ 30. Este valor inclui o café da manhã e a participação na palestra. Por ser um evento que envolve a preparação de alimentos, não serão aceitas inscrições e pagamentos no dia.

INSCREVA-SE AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *