Café com Arte: A Arte do Restauro

Data: 1 de julho de 2017, das 9h30m às 11h30m.

Descrição: Nesta edição do Café com Arte, iremos descobrir a arte e a beleza do restauro de livros e sua importância para a preservação de acervos bibliográficos. No encontro, Marcelo Lima irá apresentar o tema a partir da história do livro Formulário Médico, um manuscrito raro de 225 páginas, que acredita-se ter sido escrito pelos jesuítas por volta de 1703. O livro é composto por receitas e práticas médicas em grande parte extraídas dos conhecimentos e hábitos indígenas com uso de materiais da fauna e da flora brasileira. Na palestra, ele irá discutir o livro enquanto objeto carregado de significado com uma história que se liga a seus usuários e a instituição que possui a sua guarda. O pesquisador irá apresentar a pesquisa Formulário Médico: Manuscrito Jesuítico na Biblioteca de Oswaldo Cruz, dando ênfase ao processo de restauração do livro e também à história do mesmo. A obra reúne informações de interesse científico e social, representativas das práticas medicinais no Brasil Colonial, uma época em que o sobrenatural, o místico e o religioso ainda eram a principal forma de explicar a origem das doenças. O Formulário Médico é um testemunho das trocas culturais estabelecidas pelos jesuítas nos diferentes locais em que implantaram suas missões, principalmente no Brasil. Logo após o encontro, será servido o café da manhã.

Palestrante:
Marcelo Lima é Bibliotecário, Conservador e Restaurador, especialista em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia e Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais. Atualmente, ele coordena a Seção de Preservação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ).

Investimento: R$ 20, inclui o café da manhã.

Local: Estrada da Gávea, 1, Gávea. Há estacionamento no local, por onde também passam as linhas de ônibus Troncal 5 (Central-Alto Gávea), 112 (Rodoviária-Alto Gávea Via Rebouças), 538 (Leme-Rocinha via Botafogo) e 539 (Leme-Rocinha via Copacabana). Quem vier de Metrô deve pegar a integração até a Praça Santos Dumont e, no mesmo ponto, pegar alguma das linhas mencionadas.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *