Ícones: A Imagem do Visível para o Invisível

Santíssima Trindade, Andrei Rublev

Data: 6 e 8 de outubro de 2015, das 14h às 17h30m.

Ementa: O projeto Oração e Criação está de volta e este mês o tema será Ícones, um tipo especial de pintura sagrada que nos remete aos primeiros séculos do cristianismo. A técnica une a teologia, a arte e a liturgia e, por envolver uma preparação tanto técnica quanto espiritual, já foi exclusivamente executada por monges. No entanto, há 50 anos, o Concílio Vaticano II, entre as grandes contribuições que trouxe para o “aggiornamento”, atualização da Igreja, preconizou a necessidade de um retorno às fontes da fé cristã, aquelas origens que a Igreja una e indivisa compartilhou no primeiro milênio de cristianismo. Para os cristãos do Ocidente, isso implica uma volta à venerável e antiga tradição das Igrejas Orientais, como recomenda João Paulo II na Carta Apostólica Orientale Lumen, de 1995.
Esta arte sacra e litúrgica se apresenta hoje para o mundo ocidental como uma realidade “velada em mistério”, mistério que é preciso revelar, isto é, desposar dos seus véus, para que possa ser contemplado em toda a sua beleza mística.
Nesta oficina os participantes irão aprender sobre a arte de escrever ícones com a iconógrafa Fátima Epifanio. Além de rezar este momento, todos farão um pequeno quadro com inspiração na técnica iconografica.

Professora: Fátima Epifanio, iconógrafa.

Investimento: R$ 100, inclui todo o material que será utilizado nos dois encontros.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *