Escola de Espiritualidade: Pecado, Misericórdia e Reconciliação – A Experiência de Inácio de Loyola e a Nossa

Data: 24 e 25 de fevereiro de 2018, das 8h30m às 18h.

Ementa: Neste curso será analisada e discutida a experiência de Inácio de Loyola em seu processo de conversão do coração a Deus. Será visto como sua experiência da misericórdia de Deus e de libertação de seus escrúpulos o levou a ter uma nova atitude diante do pecado e da graça de Deus. Ao conhecer e analisar a experiência de Santo Inácio, os participantes deste curso terão a oportunidade de se confrontar com suas próprias experiências e concepções de pecado, misericórdia, graça e salvação. A partir daí, serão ajudados a compreender melhor as dificuldades que enfrentamos para reconhecer nossas fragilidades e aceitarmos que necessitamos e temos um Salvador que nos revela a verdadeira face misericordiosa de Deus.

Programa do curso:
1. A experiência de conversão de Santo Inácio de Loyola;
2. Dificuldades para aceitar de coração a necessidade de um Salvador;
3. A misericórdia de Deus revelada a Inácio de Loyola;
4. A Primeira Semana dos Exercícios Inacianos à luz da experiência de Santo Inácio;
5. Nossa dificuldade em aceitar a realidade do pecado e a necessidade do perdão de Deus;
6. Como ajudar as pessoas a se defrontar com o mistério do pecado e da misericórdia de Deus.

Público-Alvo: Este encontro de formação é destinado a pessoas que queiram aprofundar-se na Espiritualidade Inaciana, tanto para aqueles que já praticam os Exercícios Espirituais, quanto para iniciantes.

Orientador: Padre Raniéri Araújo é jesuíta com ampla experiência na orientação de retiros baseados nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. É Mestre em Espiritualidade com Ênfase em Orientação Espiritual pela Universidade Loyola de Chicago, nos Estados Unidos. Atualmente coordena o curso de pós-graduação em Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual da Faculdade dos Jesuítas em Belo Horizonte (FAJE). Também leciona na Escola de Formação de Orientadores Espirituais (EFOE), do Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Local: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio, na Estrada da Gávea, 1.

Investimento: R$ 170 para o público em geral e R$ 85 para alunos de graduação da PUC-Rio (Indicar o número da matrícula na PUC no campo mensagem). Este valor inclui as refeições e o material do curso.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *