Seminário Religião e Ciência: A Atualidade do Pensamento de Teilhard de Chardin

Data: Quarta-feira, 20 de março de 2019, das 17h30 às 19h.

Descrição: O Livro O Fenômeno Humano, do eminente geológo, paleontólogo, pensador e padre jesuíta Teilhard de Chardin foi um grande sucesso quando publicado em 1955, logo após a morte do autor. Na obra, que explica a evolução da terra, da vida e do ser humano (‘hominização’), ele previu a evolução futura, a evolução da sociedade humana para se unificar, e não mais uma evolução biológica. Falou da ‘planetização’, uma rede para a unificação mundial, e o fez muitos anos antes da origem da internet. Ele também formulou a Lei de Complexidade Consciência, onde afirma que a consciência aparece e se desenvolve na medida em que o organismo tenha uma complexidade suficiente. Em sua pesquisa científica, Chardin percebeu uma convergência da evolução, além da evidente divergência de múltiplas formas, que tende ao que chama de ‘ponto Omega’. Visto na perspectiva da fé cristã, identifica este ponto Omega com o Cristo, de acordo com a teologia de São Paulo: “unificar todas as coisas sobre a cabeça, Cristo” (cf Efésios 1, 10). O padre e cientista oferece uma visão da fé cristã na qual o bem e a felicidade são centrais, em lugar do mal e do pecado. Outras grandes obras dele são o tratado profundo de espiritualidade cristã “O Meio Divino” e a última publicação “Ciência e Cristo”. Neste seminário, vamos apresentar o homem e suas ideias, que têm uma relevância grande nos dias de hoje, inclusive com um importante testemunho de sua secretária Jeanne-Marie Mortier.

Palestrante: Padre Paul Schweitzer, SJ, Professor Emérito da PUC-Rio, Doutor em Matemática pela Princeton University (EUA)

Local: Sala 102-K, Ala Kennedy do Edifício da Amizade no Campus Gávea da PUC-Rio,que está localizado na rua Marquês de São Vicente, 225.

Investimento: O seminário é gratuito, mas as vagas são limitadas por ordem de inscrição. Todos os participantes que assinarem a lista de presença receberão um certificado de participação.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *