Salmos: Canto e Poesia em forma de Oração

Data: Dias 17, 24 e 31 de outubro de 2017, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h.

Descrição: O curso trará uma breve visão em três encontros sobre a oração dos Salmos e de como o nascente cristianismo se debruçou sobre essas orações, citadas por Jesus em seus ensinamentos. Os Salmos são considerados o coração da Bíblia, isto é, a sua dimensão interior. A grade riqueza dos Salmos é a sua condição de uma oração vivida e não composta por um autor. O autor dos Salmos é a própria vida em relação a Deus.

Programa:
– Introdução: um exercício de tradução; oração de música e poesia; a formação do saltério; os temas abordados e as dificuldades.
– Orando com os Salmos; a contemplação nos Salmos; Jesus e os Salmos; Rezando hoje.
– O que falam os Salmos; de que lugar eles falam; Cristo nos Salmos; os Salmos imprecatórios.

Professor: Padre José Maria Fernandes, SJ, é Diretor do Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio, pós graduado em Arte Sacra pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Local: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio, na Estrada da Gávea, 1. Há estacionamento no local, por onde também passam as linhas de ônibus Troncal 5 (Central-Alto Gávea), 112 (Rodoviária-Alto Gávea Via Rebouças), 538 (Leme-Rocinha via Botafogo) e 539 (Leme-Rocinha via Copacabana). Quem vier de Metrô deve pegar a integração até a Praça Santos Dumont e, no mesmo ponto, pegar alguma das linhas mencionadas.

Investimento: R$ 150.

INSCREVA-SE AQUI.

4 Comentários

  • Valéria Ferreira de Carvalho disse:

    Pena que não em em Botafogo…

    • alessandra disse:

      Olá, Valéria. Tudo bem? Em outubro, o espaço que utilizamos na rua Bambina não estará disponível. Por isso passamos os cursos desse mês para a nossa sede na Gávea. Em novembro retomaremos os cursos em Botafogo. Mas o conteúdo deste curso está tão bom! Vale a pena se deslocar um pouquinho mais!

  • Ana Paula Couto disse:

    Paz e bem!
    Só pra esclarecer, o curso nos ensina a gestualidade corporal ao proclamar o salmo?

    • alessandra disse:

      Oi, Ana Paula. Tudo bem? O curso não irá trabalhar esse aspecto não. O foco será na poesia dos salmos, um estudo do texto em si, e o salmo como forma de oração.
      ‘Em tudo amar e servir’
      Alessandra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *