Introdução à Iconografia

Datas: Terça-feira, 19, e quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019, das 19h às 21h.

Descrição: “O ícone é uma janela para o céu. Um trampolim que nos lança no oceano do mistério divino. Enquanto vivermos neste mundo, a nossa comunhão com Deus é mediada pela matéria, quer seja o livro Sagrado, a música e também a imagem sacra” (Padre Almir Flávio). A arte bizantina, referente às manifestações artísticas através da pintura, arquitetura, mosaico e escultura, próprias do Império Bizantino, viveu seu auge entre os século V e XV e teve influências de países como Itália, Grécia e do Oriente. Entre as principais formas para se expressar esta arte cristã estão os afrescos; pinturas feitas em paredes e nas igrejas; miniaturas para ilustrar livros; e ícones para pinturas em painéis, além das esculturas e mosaicos. Graças ao Concílio Vaticano II, temos hoje uma procura muito grande por conhecer esse gênero de arte, que é a pintura sacra cristã por excelência. Nesses dois dias de curso teórico sobre a pintura de ícones Bizantinos, será abordada a História da Arte Sacra bizantina e também a prática desta arte medieval e seus materiais. Adentraremos no estudo da simbologia de algumas imagens segundo Erwin Panosfisky.

Professora: Fátima Epifanio é Iconógrafa. Especialista em História da Arte Sacra pela Faculdade São Bento e Licenciada em Artes Visuais pela Metodista Bennet. Desde 2008, especializou-se em Iconografia Bizantina e frequentou vários ateliers, sempre aprendendo e aprofundando-se, entre eles a Escola de Iconografia Gianluca Busi. Atualmente, escreve Ícones no Atelier Epifania do Senhor, em Ipanema.

Carga horária total: 2 horas/aula.

Local: Rua Bambina, 115, em Botafogo. Há estacionamento gratuito no local, que é próximo à Estação do Metrô de Botafogo (Saída pela rua São Clemente).

Investimento: R$ 100. Estudantes de graduação pagam R$ 70 (informar Universidade, curso e número de matrícula no campo “mensagem” no ato da inscrição).

INSCREVA-SE AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *