Introdução à Iconografia

Datas: Terças-feiras, 10, 17 e 24 de novembro de 2020, das 19h às 21h.

Descrição: “O ícone é uma janela para o céu. Um trampolim que nos lança no oceano do mistério divino. Enquanto vivermos neste mundo, a nossa comunhão com Deus é mediada pela matéria, quer seja o livro Sagrado, a música e também a imagem sacra” (Padre Almir Flávio). A arte bizantina, referente às manifestações artísticas através da pintura, arquitetura, mosaico e escultura, próprias do Império Bizantino, viveu seu auge entre os século V e XV e teve influências de países como Itália, Grécia e do Oriente. Entre as principais formas para se expressar esta arte cristã estão os afrescos; pinturas feitas em paredes e nas igrejas; miniaturas para ilustrar livros; e ícones para pinturas em painéis, além das esculturas e mosaicos. Graças ao Concílio Vaticano II, temos hoje uma procura muito grande por conhecer esse gênero de arte, que é a pintura sacra cristã por excelência. Nesses dois dias de curso teórico sobre a pintura de ícones Bizantinos, será abordada a História da Arte Sacra bizantina e também a prática desta arte medieval e seus materiais. Adentraremos no estudo da simbologia de algumas imagens segundo Erwin Panosfisky.

Professora: Fátima Epifanio é Iconógrafa, Especialista em História da Arte Sacra pela Faculdade São Bento e Licenciada em Artes Visuais pela Metodista Bennet. Desde 2008, especializou-se em Iconografia Bizantina, dando destaque aos queridos mestres:  Mestra Rosanna Nicoletti, Diretora da Escola São Lucas, na Argentina; e também a Iconógrafa Guadalupe Monteiro Cabral, da Comunidade Católica Shalom.

Carga horária total: 6 horas/aula.

Local: Este curso será realizado em modo on-line, ao vivo, pela plataforma Zoom.

Investimento: R$ 60.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Tags from the story
,

10 Comments

    • Oi, Juliano. Tudo bem? Nós temos gravado todas as aulas dos cursos on-line e disponibilizado essa gravação para os alunos através de grupos fechados de cada curso no Facebook. No entanto, não estamos divulgando isso e nem nos comprometendo em fornecer as gravações, porque dependemos que elas fiquem boas, que não haja nenhum problema durante a gravação e que o arquivo seja gerado pelo Zoom adequadamente. Por isso estamos anunciando apenas as aulas ao vivo. Nós pretendemos gravar o curso de Introdução à Iconografia e, ficando tudo certo com as gravações, pretendemos disponibilizá-las por um período de tempo aos alunos matriculados no curso através de um grupo fechado, apenas com os alunos deste curso, no Facebook.

    • Olá, Laila. Mil desculpas. Tivemos alguns problemas com internet nas últimas semanas por conta dos sérios danos causados à nossa rede com as chuvas deste mês, por isso só vi sua mensagem agora. Não temos um desconto específico para a terceira idade, porque a maior parte do nosso público é da terceira idade. Dependendo da atividade e da situação da senhora, algumas vezes é possível conceder um desconto sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *