Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola no Contexto Pós-Moderno

Datas: De segunda-feira, 9, a quinta-feira, 12 de novembro de 2015, das 19h às 21h.

Ementa: O ser humano pós-moderno perdeu a direção da interioridade, vive perdido fora de si mesmo e não consegue colocar as grandes perguntas existenciais: De onde eu venho? Quem sou eu? Para onde vou? O quê devo fazer? Vivemos um contexto social e cultural no qual se constata um modo de vida que não favorece o contato profundo consigo mesmo, com os outros, com o Criador. Seduzido por estímulos ambientais, envolvido por apelos vindos de fora, cativado pela mídia, pelas inovações rápidas, magnetizado por ofertas alucinantes… o ser humano se esvazia, se dilui, perde a interioridade e… se desumaniza. Tudo se torna líquido: o amor, as relações, os valores, a ética, as grandes causas (cf. Bauman). Vivemos hoje um profundo “déficit de interioridade”, em que a superficialidade se apresenta como ideal de vida e as grandes aspirações se reduzem ao consumismo e ao narcisismo. Tudo convida ao descompromisso e à mediocridade. A vida pós-moderna apresenta-se cada vez mais como um caminho sem meta, um vagar à deriva, sem horizontes. Esta desarmonia interna é exteriorizada gerando uma desarmonia na relação com os outros, com a natureza e com o Criador. Diante desta “cultura líquida” é urgente gerar espaços que facilitem reabrir as vias da interioridade, possibilitar o retorno ao “lar interior” onde é gestada a identidade da pessoa e suas opções mais consistentes.
O curso irá mostrar de que modo, nesse contexto, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola revelam sua atualidade e força transformadora. Como Pedagogia da Interioridade, os Exercícios reacendem o movimento de “busca da harmonia e do sentido da própria existência”, fecunda o espírito criador, abre espaço para o novo, expande a vida em direção a um compromisso com a realidade, portanto, pedagogia humanizadora.

Professor: Padre Adroaldo Palaoro, SJ. Padre Jesuíta, Diretor do Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI-Jesuítas).

Carga Horária Total: 8 horas/aula. Será emitido certificado para os alunos que frequentarem 75% das aulas.

Local: Centro Cultural João XXIII, na rua Bambina, 115, em Botafogo. Há estacionamento gratuito no local, que também fica próximo à estação do Metrô de Botafogo (saída pela rua São Clemente).

Investimento: R$ 90.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *