Evangelho de João

Datas: 22 e 29 de outubro; 5, 12, 19 e 26 de novembro; 3 e 10 de dezembro. Serão ao todo oito encontros, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h.

Ementa: O Evangelho de João apresenta uma característica própria que o diferencia não só no conteúdo, mas na forma, quando comparado aos evangelhos sinóticos. Perceber e aprofundar essas diferenças nos ajuda a mergulhar no universo joanino. Com redação datada no final do primeiro século, o quarto evangelho quer ser mais do que um anúncio da Boa Nova, pois coloca-se como um verdadeiro projeto de vida cristã. Na medida em que lemos os capítulos, descobrimos novos aspectos da vida de Jesus e, ao mesmo tempo, vamos percebendo o quanto a vivência e a experiência da comunidade se faz presente nos relatos. Desta relação entre os fatos da vida de Jesus e a experiência de fé da comunidade brota o inesgotável de sua mensagem. Ler e reler o evangelho de João é redescobrir a cada leitura a novidade da sua mensagem, sempre propícia e atual.

Programa:
– Apresentando o Evangelho de João;
– As semelhanças e diferenças frente aos sinóticos;
– Estudo da comunidade de João;
– O Prólogo;
– A pedagogia do “mal entendido”;
– Estudos dos sinais I;
– Estudos dos sinais II;
– O discurso da despedida.

Professor: Carlos Frederico Schlaepfer é doutor em Teologia Bíblica pela PUC-Rio. Atua como docente no Instituto Teológico Franciscano e na Universidade Católica de Petrópolis, ambos no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o professor aqui.

Carga Horária: 16 horas/aula. Será conferido certificado aos participantes que frequentarem 75% das aulas dadas.

Local: Centro Cultural João XXIII, na rua Bambina, 115, em Botafogo. Há estacionamento no local, que também fica próximo à estação do metrô de Botafogo (saída pela rua São Clemente).

Investimento: R$ 2 x R$ 140.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *