Bíblia e Ciência: Interações e Conflitos

Data: Dias 7, 14 e 21 de novembro de 2017, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h.

Ementa: A fé cristã, cujo livro sagrado é a Bíblia, e a ciência convivem no Ocidente há 20 séculos. A fé quer dar uma resposta abrangente para o sentido da vida e do mundo a partir da Revelação Divina. A ciência quer conhecer toda a realidade segundo a razão que analisa e demonstra. No passado, estes dois domínios não eram separados e independentes. A Teologia, a Filosofia e as diversas ciências estavam profundamente interligadas em uma interdependência hierárquica. A modernidade operou uma separação entre estes saberes, dando-lhes autonomia. Eles passam a coexistir, não sem estranhamentos e conflitos. A história mostra uma relação bastante complexa entre fé cristã e ciência, que vai do estímulo à aversão, da tolerância à perseguição, da mútua exclusão à convivência fecunda, sempre envolvendo uma maneira de se entender e interpretar a Bíblia.

Programa:
– Introdução;
– Dos Primórdios à Revolução Científica;
– A Revolução Científica e a Igreja;
– As transformações do século XX;
– Questões Contemporâneas.

Professor: Pe. Luís Corrêa Lima, SJ, é Doutor em História pela Universidade de Brasília (UNB). Atualmente, leciona História da Igreja no Departamento de Teologia da PUC-Rio.

Carga Horária Total: 6 horas/aula, com certificado para os alunos que frequentarem 75% das aulas dadas.

Local: Rua Bambina, 115, em Botafogo. Há estacionamento gratuito no local, que fica próximo à estação do Metrô de Botafogo, saída pela rua São Clemente.

Investimento: R$ 150.

INSCREVA-SE AQUI.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *