Palestra Santos Juninos: Tradições Populares e Evangelização

Data: Quarta-feira, 23 de junho de 2021, das 19h às 20h30m.

Descrição: Nesta palestra vamos falar sobre a tradição religiosa das festas juninas e seus santos. Os festejos têm origem no período em que muitos povos ainda não tinham entrado em diálogo com a fé cristã. Dentre suas muitas expressões religiosas havia aquela de celebrar os solstícios de verão e de inverno. Na Idade Média, os cristãos vão gradualmente entrando em contato com essas culturas religiosas e conhecendo a força popular de suas celebrações, que comemoravam os ciclos da natureza, a fertilidade, as colheitas, etc. A partir dessa história, vamos falar das festas juninas hoje e de toda a religiosidade que há por trás dessa tradição aqui no Brasil. Desde a devoção aos santos celebrados neste período – Santo Antônio, São João Batista e São Pedro – até o modo como essas festas podem servir de fonte para uma ação pastoral de evangelização, uma vez que exprimem uma concepção de Deus e da pessoa humana, bem como de suas mútuas relações.

Palestrante: Padre Abimar Moraes é professor de Departamento de Teologia da PUC-Rio, com mestrado em Teologia Pastoral e Catequética pela Pontificia Università Salesiana de Roma e em Teologia Dogmática pela Pontificia Università Gregoriana de Roma, além do doutorado em Teologia Pastoral e Catequética pela Pontificia Università Salesiana de Roma.

Local: A palestra será realizada ao vivo, em modo on-line, através da plataforma Zoom.

Investimento: O encontro é gratuito, e o número de vagas é limitado por ordem de inscrição.