Artigos
II DOMINGO DO ADVENTO 07 DE DEZEMBRO
"nascerá uma haste do tronco de Jessé"
II Domingo do Advento
O tema central deste domingo é a conversão. Por isso, sugere-se dar relevância ao Ato Penitencial.
Monição
A liturgia deste domingo convida à conversão por meio da figura profética de João Batista. O formulário da Missa vê esta conversão de modo particular como o não se deixar impedir pelas distrações do mundo e o saber "apreciar com sabedoria as coisas terrenas e colocar nossas esperanças nos bens eternos".
Saudação
Sugere-se o uso da seguinte fórmula: A vós, irmãos, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Ela recorda os tesouros do Céu (paz, caridade, fé) que a liturgia convida a procurar.
Proposta para o acendimento da coroa do Advento
Após a saudação e antes do Ato Penitencial, acende-se a segunda vela da coroa do Advento. O presidente pode introduzir o acendimento com estas palavras ou outras semelhantes:
Irmãos e irmãs, escutemos o convite do Batista que nos chama à conversão. Preparemos o caminho para Cristo que vem. A segunda vela do Advento que hoje acendemos seja sinal do nosso empenho em progredir no bem e abandonar o mal.
Um ministro ou o próprio presidente procede ao acendimento. A assembleia assiste em silêncio ou cantando uma aclamação adequada.
Depois, o presidente pode concluir dizendo:
Senhor, tu és a luz que guia os nossos passos, a meta para a qual tendemos, a esperança que vence as trevas do mal: sustenta o nosso caminho para que, após a espera vigilante, possamos encontrar-te na plenitude da tua glória. Tu que vives e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.
Ato Penitencial
Pelo caráter simbólico deste dia, sugere-se a utilização do primeiro formulário, deixando alguns instantes de silêncio adicionais para um breve exame de consciência antes da recitação do Confesso.
Oração da Coleta
Propõe-se a Oração da Coleta própria do dia: Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia... Ela oferece a interpretação do que significa conversão: despertar da distração oferecida pelo mundo e manter fixo o olhar na comunhão com Cristo. Ela se harmoniza com a Oração depois da comunhão.
Convite à Oração sobre as Oferendas
Indica-se a seguinte fórmula:
Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
(Ou a fórmula completa sugerida no texto original:) Orai, irmãos e irmãs, para que esta nossa família, reunida em nome de Cristo, possa oferecer um sacrifício que seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Prefácio
Sugere-se o Prefácio do Advento I/A. As estrofes do prefácio fazem ressoar a linguagem escatológica do Batista. Recordando o dia "tremendo e glorioso dia" da segunda vinda de Cristo, a liturgia lembra que Ele já vem "ao nosso encontro, presente em cada pessoa humana, para que o acolhamos na fé e o testemunhemos na caridade, enquanto esperamos a feliz realização do seu Reino".
Oração Eucarística
Sugere-se a Oração Eucarística III.
Bênção
É possível utilizar a bênção solene do Tempo do Advento (MR p. 578)."