Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Artigos

Primeiro Domingo do Advento
Vinde, e andemos na luz do Senhor

A arte de celebrar.

Data de publicação: 01/12/2025
Texto: centroloyolapucrio

Primeiro Domingo do Advento

O estilo dos domingos do Advento é mais sóbrio em comparação com o Tempo Comum e as festas. Deve ser dada relevância na liturgia a esta mudança. A mudança deve ser entendida como um novo começo, um novo caminho a ser empreendido.

Monição

Com o Advento, inicia-se um novo Ano Litúrgico, e as palavras da liturgia deste primeiro domingo convidam a elevar o olhar para Deus, a despertar a própria vontade e a consolidar o caminho ao encontro de Cristo. A Liturgia da Palavra encoraja à vigilância. No fundo, permanece a imagem do cristão que se livra da sonolência e da indiferença para retomar com coragem a sua peregrinação em direção ao Reino dos Céus.

Saudação

Sugere-se o uso da seguinte fórmula: O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco.

Esta fórmula harmoniza-se com a antífona de entrada e a Oração da Coleta, retomando o tema de Deus que guia o caminho dos fiéis.

Proposta para a ação de acender a coroa do Advento

Após a saudação e antes do Ato Penitencial, acende-se a primeira vela da Coroa do Advento. O presidente pode introduzir o acendimento com estas palavras ou outras semelhantes:

Irmãos e irmãs, iniciando o caminho do Advento, comprometemo-nos a ir com as lâmpadas acesas ao encontro de Cristo que vem. A primeira vela da Coroa que hoje acendemos seja sinal da nossa solicitude em acolher a luz de Deus em nossa vida.

Um ministro ou o próprio presidente procede ao acendimento. A assembleia acompanha em silêncio ou cantando uma aclamação adequada. Em seguida, o presidente pode concluir dizendo:

Senhor, tu és a luz que guia os nossos passos, a meta para a qual caminhamos, a esperança que vence a escuridão do mal: sustenta o nosso caminho para que, após a espera vigilante, possamos encontrar-te na plenitude da tua glória. Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos. Amém.

Ato Penitencial

Aconselha-se a utilização do terceiro formulário com as seguintes invocações cantadas:

Oração da Coleta

Oração da coleta introduz o tema do caminho em direção a Cristo Senhor através da vontade e das boas obras, em resposta ao seu chamado para possuir o Reino dos celeste.

Convite à oração sobre as oferendas

Indica-se a seguinte fórmula:

Orai, irmãos e irmãs, para que, trazendo ao altar as alegrias e as fadigas de cada dia, nos disponhamos a oferecer um sacrifício aceito por Deus Pai todo-poderoso.

Prefácio

Aconselha-se o Prefácio do Advento I. Ao recordar as duas vindas de Cristo, no início da Redenção e no fim dos tempos, ele encoraja os fiéis à atitude de vigilância e esperança. Articular claramente a parte central do prefácio pode ajudar os fiéis a saborearem o seu significado litúrgico-espiritual.

Oração Eucarística

Sugere-se a Oração Eucarística III.

Bênção

É possível utilizar a bênção solene do Tempo do Advento (Missal Romano, p. 578).