Retiro Inaciano de Finados: A Arte de Viver, Envelhecer e Morrer

Data: Sábado, 2 de novembro de 2019, das 8h30 às 17h.

Descrição: Neste retiro, no dia de Finados, vamos refletir nossas posições diante da vida e o modo como encaramos o envelhecimento e a morte. O encontro será baseado na metodologia dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, através da leitura orante de textos bíblicos e outros subsídios, momentos de oração individual, silêncio, meditação e partilha.

Orientador: O padre José Maria Fernandes, SJ, é formado em Artes Plásticas com especialização em desenho pela Universidade Federal de Minas Gerais; e em Filosofia e Teologia pela PUC-MG, com pós-graduação em Arte Sacra pela Universidade Gregoriana de Roma.

Local: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio, na Estrada da Gávea, 1, Gávea, Rio de Janeiro. Ao lado da Escola Parque, em frente ao Instituto Moreira Salles. Há um pequeno estacionamento gratuito no local; um ponto de ônibus em frente e um ponto de táxi a poucos metros.

Como Chegar de Ônibus: Em frente à casa passam as linhas Troncal 5 (Central-Alto Gávea, via Botafogo); 538 (Leme-Rocinha, via Botafogo); 539 (Leme-Rocinha, via Ipanema) e 112 (Rodoviária-Gávea, via Rebouças). Quem vier de metrô deve pegar o ônibus de integração de superfície em direção à Gávea (na Estação Botafogo ou Antero de Quental), descer na Estação Marquês de São Vicente (ao lado do Shopping Gávea Trade Center) e pegar qualquer uma das linhas descritas anteriormente.

Investimento: R$ 70. Este valor inclui o almoço, lanche e todo o material do retiro.