Padre Alfredo comemora jubileu e lança livro sobre a humildade

Para o padre Alfredo Sampaio, SJ, a solidariedade, a obediência a Deus e o amor ao próximo se traduzem na vivência da humildade. Sacerdote há 25 anos, ele decidiu comemorar esse jubileu com o lançamento do livro Solidários, Obedientes e Amorosos, As Novas Faces da Humildade para o Mundo de Hoje. A noite de autógrafos será no dia 28 de junho, terça-feira, às 19h30m, no Colégio Santo Inácio, em Botafogo. Nesta entrevista, padre Alfredinho, como é conhecido pelos participantes dos retiros que orienta no Centro Loyola, fala sobre o livro e a relação entre a humildade e a espiritualidade inaciana.

O que motivou o senhor a escrever um livro sobre a humildade? Esse é um valor que está se perdendo no mundo atual?
Pe. Alfredo Sampaio, SJ:
Foram várias as razões que me levaram a escrever sobre a humildade. As pessoas que me conhecem sempre diziam que eu era uma pessoa humilde, eu não entendia se estavam me elogiando ou me criticando talvez por ser muito passivo e ter pouca iniciativa. Aprendi de minha mãe que ser humilde era um valor a ser buscado e conservado a qualquer custo. Sempre tive atração por estar próximo a pessoas mais humildes, e nelas descobria a alegria que eu tanto perseguia. Ao me formar padre e ser doutor em Espiritualidade, ao ser enviado a Roma, na minha despedida, uma senhora idosa muito simples me chamou no canto e me disse: ‘Alfredinho, vá, mas não mude nunca: não perca a sua humildade!’ Emocionei-me com estas palavras e procuro até hoje coloca-las em prática. Certamente hoje a humildade não aparece na maioria dos manuais de teologia espiritual e no mundo acadêmico aguerrido não é um valor para nada. Por fim, outra razão que me levou a escrever sobre a humildade foi o meu trabalho junto aos moradores de rua dependentes químicos no Rio de Janeiro, onde aprendi o quanto não era humilde e precisava me colocar a serviço daqueles mais necessitados.

De que maneira o tema da humildade se relaciona com a espiritualidade inaciana?
Pe. Alfredo:
O tema da humildade é central nos Exercícios e aparece no momento decisivo da Eleição da Vontade de Deus, no exercício denominado os Três Graus de Humildade, que para Inácio é sinônimo de Amor, de Amizade. Quem não está no segundo grau de humildade ao menos não pode sequer continuar o retiro inaciano. Daí se entrevê o valor que Inácio dava a essa virtude.

E como o livro pode contribuir para que o leitor reflita sobre o espaço que tem dedicado à humildade e à caridade em sua própria vida?
Pe. Alfredo:
O livro é escrito em forma dialogal, colocando questões vivenciais a serem meditadas e respondidas à medida que se avança na leitura. Pois a escola da humildade é assim: simples, insistente, perseverante, encarnada na vida, desinstaladora. As perguntas ajudam a não ler o livro de forma teórica, descompromissada, coisa impossível aliás na autêntica espiritualidade inaciana, onde o amor se traduz em serviço.

O Papa Francisco declarou este como o Ano da Misericórdia e, em diversas ocasiões, as atitudes dele demonstram a preocupação de ser exemplo e agir conforme as palavras que prega. O senhor acha que nós cristãos podemos ser sinais da misericórdia de Deus para os outros?
Pe. Alfredo:
O Papa Francisco foi outro exemplo que tomei para escrever o meu livro. Ele irradia humildade em tudo o que faz, diz ou toca. A Misericórdia é outro nome da Humildade, pois ela é irmã da Compaixão e da Solidariedade.

Reportagem: Alessandra Cruz
Foto: Camille Valbusa / Comunicar PUC-Rio

1. NILDA APARECIDA DE OLIVEIRA MENDES NEIVO ALENCAR MENDES

Preciso saber como encontrar o padre Alfredino?

2. Olá, Nilda. Padre Alfredo atualmente leciona no Departamento de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco. Acredito que você consiga contato com ele ligando para lá. ‘Em tudo amar e servir’, Alessandra.