O Livro do Profeta Isaías

Datas: Quintas-feiras, 1, 8, 22 e 29 de novembro de 2018, das 19h às 21h.

Ementa: O curso tem como objetivo apresentar de modo introdutório o livro do Profeta Isaías, a fim de que o estudante possa ler e compreender com maior proveito este Profeta Maior. Para isso, em primeiro lugar será apresentada a pessoa do profeta e o seu período de atuação, a partir de dados fornecidos pelo próprio escrito e sua interpretação à luz da exegese atual. Num segundo momento, o foco será sobre o texto do livro em si: sua tríplice divisão, estrutura e principais características teológicas. Num terceiro momento, estudaremos alguns textos do livro do profeta Isaías: o relato da sua vocação (Is 6); a promessa do “Emanuel” (Is 9,1-6); os cantos do “Servo de YHWH” (Is 42,1-9; Is 49,1-7; Is 50,4-11; Is 52,13 – 53,12). O primeiro texto, Is 6, é importante para entender como se relacionam, em Isaías, o tema da “santidade” e da “glória” de Deus. A promessa do “Emanuel” (Is 9,1-6) é um texto relido pela Igreja, no contexto da liturgia de Natal, em harmonia com o anúncio do nascimento do Cristo aos pastores. Os cantos do “Servo de YHWH”, por sua vez, particularmente o quarto canto (Is 52,13 – 53,12) chamam muito a atenção dos estudiosos. Vamos ver o que diz a exegese moderna a respeito desses textos e como podemos relê-los em chave neotestamentária.

Professor: Padre Fábio da Silveira Siqueira, Mestre em Teologia Bíblica pela PUC-Rio e, atualmente, Doutorando em Teologia também pela PUC-Rio.

Local: Rua Bambina, 115, em Botafogo. Há estacionamento gratuito no local.

Carga Horária Total: 8 horas/aula. Será emitido certificado para os alunos que frequentarem 75% das aulas.

Investimento: R$ 170. Estudantes de Graduação têm desconto e pagam R$ 120 (Neste caso é preciso indicar o número de matrícula e a instituição no campo “mensagem”, no ato da inscrição).