Sessão de filme para celebrar o Dia de Santo Inácio

Para celebrar o Dia de Santo Inácio, cerca de 130 pessoas estiverem presentes na exibição do filme Inácio de Loyola – Soldado, Pecador, Santo, na última terça-feira, 31 de julho, no Centro Loyola. Logo após a exibição, o padre José Maria Fernandes, SJ, fez uma pequena palestra, na qual explicou um pouco mais sobre o método de oração proposto nos Exercícios Espirituais.

O filme dirigido por Paolo Dy é uma produção da Fundação Jesuíta de Comunicação das Filipinas e tem o ator espanhol Andreas Muñoz no papel de Santo Inácio. O drama histórico começa em Pamplona, na Espanha, no ano de 1521, e mostra um pouco da personalidade do santo antes de sua experiência mística com Deus, quando ainda era um jovem vaidoso e ambicioso que almejava honra e glória através de grandes conquistas. Ao assumir o comando de um exército de 300 homens contra 12 mil soldados franceses, Inácio é gravemente ferido e acaba por acaso preenchendo o longo tempo de recuperação com a leitura da vida de Jesus e dos Santos.

O processo de conversão de Inácio, a radicalidade de sua entrega, as provações pelas quais passou enquanto desenvolvia o método de oração dos Exercícios Espirituais e o julgamento que teve por parte da Igreja também são apresentados no filme. A sessão terminou sob os aplausos dos participantes que se mostraram muito emocionados ao verem a trajetória de Santo Inácio representada na tela.

Como não houve lançamento no cinema, o filme está sendo comercializado em DVD pela Livraria Paulinas e exibido em sessões especiais nos colégios e obras das Companhia de Jesus. Quem não esteve presente na sessão do Centro Loyola, terá uma nova oportunidade de assistir ao filme no sábado, 11 de agosto, após a Missa das 18h, no auditório do Colégio Santo Inácio. A sessão, organizada em parceria com a Igreja e o Colégio Santo Inácio, é gratuita, mas está sujeita à lotação do espaço. Para participar, é importante fazer a inscrição AQUI.

Confira o trailer do filme AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *