Jesus de Nazaré no Islã

Data: Às quintas-feiras, de 12 a 26 de março, das 19h às 21h.

Ementa: O curso Jesus de Nazaré no Islã irá apresentar, de forma introdutória, a figura de Jesus no Corão e na tradição islâmica, com ênfase no papel que ele desempenha no processo de interação entre cristãos e muçulmanos ao fim do primeiro milênio da era cristã. Jesus de Nazaré é um personagem presente no Corão, na espiritualidade, na escatologia e no folclore islâmicos, que o consideram como profeta, atribuindo-lhe os títulos de Messias e Palavra de Deus, mas negando que seja Deus, Filho de Deus ou que tenha sofrido a morte na cruz. As principais fontes de informação a respeito de Jesus no interior da tradição islâmica são as menções que lhe são feitas no Corão e as parábolas e ditos que lhe atribuem em várias obras de exegese, jurisprudência e história produzidas em contextos muçulmanos. Este curso objetiva fazer uma apresentação sinóptica de como Jesus é figurado no Islã e as fontes dessa imagem.

Programa:
– A cristologia corânica;
– Ditos e parábolas islâmicas sobre Jesus;
– Fontes cristãs do Jesus muçulmano.

Carga Horária Total: 6 horas, com certificado para os participantes que frequentarem 75% das aulas dadas.

Professor: Alfredo Cruz – Mestre em História pela UNIRIO e professor assistente das pós-graduações lato sensu em História Antiga Medieval – Religião e Cultura e em Ciências da Religião, da Faculdade São Bento-RJ.

Local: Centro Cultural João XXIII – Rua Bambina, 115, Botafogo.

Investimento: R$ 110.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

2 Comentários

  1. Edgard Da Silva Filho

    Bom dia!
    Tenho muito interesse em participar dos cursos oferecidos pela Loyola. No entanto, me deparo com um problema que acredito ser o de boa parte das pessoas interessadas mas que encontram-se distantes.
    Eu moro em São Paulo e fica impossibilitada a minha participação, dado o fato de poder até iniciar (dependendo do dia) mas não ser possível a continuidade pois trabalho.
    Com isso, eu gostaria de sugerir que os cursos fossem oferecidos em SP ou disponibilizados de alguma forma, com ou sem custo.
    Eu tenho certeza de que muitas pessoas responderiam positivamente.

    Abraços,

    Edgard.

  2. Olá. Edgard. Temos recebido, de fato, muitos pedidos para que os cursos possam ser oferecidos em outras cidades ou que o material das aulas sejam de algum modo disponibilizados. Estamos estudando a possibilidade de iniciar um trabalho de Educação à Distância, com aulas em vídeo ou algo do tipo. Em breve, teremos novidades sobre esse assunto e retornarei o contato com você para deixá-lo a par. ‘Em tudo amar e servir’, Alessandra.