Introdução ao Profetismo Bíblico

Data: 4, 11, 18 e 25 de outubro de 2018, das 19h às 21h.

Descrição: Este curso tem como objetivo introduzir o aluno no universo do profetismo vétero-testamentário. Sem entrar nos livros proféticos em particular, o curso visa apresentar de um modo amplo como o fenômeno profético se desenvolveu em Israel e qual a sua correlação com o fenômeno profético na região conhecida como Antigo Oriente Próximo. Será levado em conta o transfundo histórico da atuação dos profetas, particularmente os grandes momentos da história de Israel – monarquia, exílio e pós-exílio – e sua relação com os grandes impérios circunstantes: assírios, neobabilônicos e persas. Além de um panorama sobre o surgimento e o desenvolvimento da profecia no Antigo Israel e seu transfundo histórico, o curso visa apresentar o modo como atualmente se concebe a formação dos “livros proféticos” que encontramos no Antigo Testamento. Será feita, ainda, uma análise dos principais “gêneros literários” que encontramos na profecia bíblica.

Programa:
– Introdução geral ao Profetismo: conceito de profecia, profeta, livro profético;
– O fenômeno profético em Israel;
– Transfundo histórico da atuação dos profetas;
– A formação dos livros proféticos / Gêneros literários encontrados na profecia bíblica.

Professor: Padre Fabio da Silveira Siqueira, Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorando em Teologia Bíblica também pela PUC-Rio.

Local: Rua Bambina, 115, em Botafogo.

Investimento: R$ 170.

1. Isabela Loureiro Trindade

Tenho interesse em cursos bíblicos, principalmente os que falam sobre a fé judaica, que sejam ministrados no Rio de Janeiro.

2. Olá, Isabela. Ainda não divulgamos a nossa programação de cursos deste semestre, porque estamos ajustando questões de local. Assim que tivermos a programação, aviso por aqui. De todo modo, irei cadastrá-la em nosso mailing para que você receba a nossa programação.