História e Arte na Ocupação Religiosa do Rio de Janeiro Colonial

Datas: Terça-feira, 19, e quinta-feira, 21 de março de 2019, das 19h às 21h.

Descrição: Este curso irá abordar o estabelecimento das ordens religiosas jesuíta, franciscana, beneditina e carmelita no Rio de Janeiro, ainda no século XVI, e suas contribuições no urbanismo, arquitetura, arte e cultura da cidade durante o período Colonial. Na primeira aula, será trabalhada a fundação das ordens religiosas em si no Rio e suas implicações na formação do espaço urbano da cidade. Na segunda, serão tratadas diretamente as questões da arquitetura e das artes plásticas e as implicações no espaço cultural.

Professora: Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho é Doutora em História da Arte pela Universidade de Coimbra e uma das autoras do livro Memória da Arte Franciscana na Cidade do Rio de Janeiro, sobre o Convento e Igreja de Santo Antônio e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Ela também lançou recentemente o livro Arte Jesuíta no Brasil Colonial.

Carga Horária Total: 4 horas/aula.

Local: Rua Bambina, 115, em Botafogo. Há um pequeno estacionamento no local, que também é próximo à estação do Metrô de Botafogo (saída pela rua São Clemente).

Investimento: R$ 100. Estudantes de Graduação pagam R$ 70 (Indicar nome da universidade, curso e número de matrícula no campo “mensagem” no ato da inscrição).

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!