História da Igreja – Das origens ao século V

Datas: 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro de 2015, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h.

Ementa: O curso pretende introduzir a compreensão do itinerário eclesial desde suas origens até o século e estimular o interesse pelo conhecimento mais profundo do processo que culminou com a consolidação do cristianismo no Mundo Greco-Romano, através de suas relações com as várias instâncias no contexto onde estava inserido: culturais, religiosas, filosóficas, de poder político, econômico e social. Também serão analisadas as situações de conflito, interações e soluções propostas a partir da reflexão teológica, filosófica e pastoral. Por fim, pretende-se permitir aos participantes uma visão geral dos primeiros cinco séculos da caminhada da Igreja, que lhes possibilite o início de uma abordagem ao mesmo tempo madura, crítica e responsável das grandes questões enfrentadas pela instituição eclesial na atualidade.

Programa:
– Apresentação – Origens do Cristianismo: Primeira Comunidade de Jerusalém, crise judaico-cristã e a obra de Paulo;
– Mundo Greco-Romano, perseguições e martírio até o século IV, primeiras heresias e polêmica literária: os apologetas e o início da teologia;
– Advento de Constantino: da equiparação ao privilégio. Concílio de Nicéia (325) e Polêmica Cristológica;
– Concílios de Constantinopla (381), Éfeso (431) e Calcedônia (451);
– Agostinho de Hipona e as heresias. Monarquismo, as invasões bárbaras e o fim do mundo antigo: novas possibilidades para o cristianismo.

Professor: Frei Sandro Roberto da Costa, OFM. Doutor em História da Igreja pela Pontificia Universidade Gregoriana de Roma, Itália. Atualmente é professor no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, onde leciona as disciplinas História da Igreja Antiga e Medieval. Também é membro do Conselho Editorial da Revista Eclesiástica Brasileira. Saiba mais sobre o professor em seu currículo lattes.

Carga Horária Total: 10 horas/aula. Será emitido certificado para os alunos que frequentarem 75% das aulas.

Local: Centro Cultural João XXIII, na rua Bambina, 115, em Botafogo. Há estacionamento gratuito no local, que fica próximo à estação do Metrô de Botafogo (saída pela rua São Clemente).

Investimento: R$ 160.