Visita Guiada ao Instituto dos Pretos Novos e ao Cais do Valongo

Data: Sábado, 11 de maio de 2019, das 10h às 12h. Encontro às 9h45m, em frente ao Museu de Arte do Rio de Janeiro, na Praça Mauá, 5.

Descrição: O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) foi criado em maio de 2005 e, desde então, realiza um trabalho de pesquisa e preservação do patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, em especial no sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, localizado em sua sede. O cemitério onde eram sepultados os chamados “pretos novos”, escravos que morriam logo após a chegada ao Rio, foi descoberto por acaso, em 1996, durante a reforma de uma casa. No terreno foram encontrados fragmentos de ossos e artefatos de época que evidenciaram tratar-se de um importante sítio arqueológico. Além do Instituto Pretos Novos, nossa visita também se estenderá ao Cais do Valongo, outro sítio arqueológico, por onde estima-se que mais de 900 mil negros escravizados chegaram ao Brasil.

Palestrante: João Carlos Nara Júnior é arquiteto e urbanista, mestre em Arqueologia e historiador. Trabalha na Coordenação de Preservação de Imóveis Tombados da UFRJ. Também é sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, e membro do Instituto Pretos Novos e do Laboratório de História das Experiências Religiosas do Instituto de História da UFRJ.

Local: O ponto de encontro para a visita será em frente ao Museu de Arte do Rio de Janeiro, na Praça Mauá, 5.

OBS.: O trajeto da visita será todo feito a pé, desde a Praça Mauá até o Cais do Valongo, por isso recomendamos o uso de sapatos e vestimentas confortáveis e que cada participante leve pelo menos uma garrafinha com água para consumo próprio.

Investimento: R$ 30. Será emitido certificado para os participantes.

INCRIÇÕES ENCERRADAS!

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *