Visita Guiada ao Convento de Santo Antonio

Data: 5 de maio de 2018, das 9h30m às 12h.

Descrição: A professora Anna Maria Monteiro de Carvalho irá conduzir a visita a uma das edificações mais antigas da cidade do Rio de Janeiro, o Convento de Santo Antônio. Além da nave da Igreja, cuja pedra fundamental foi lançada em 8 de junho de 1608, a visita se estenderá pelo claustro do convento franciscano, no interior do qual estão cinco pequenas capelas, entre elas a de Nossa Senhora das Dores, com o retábulo de sete pinturas com as sete dores de Maria. A visita inclui ainda a belíssima sacristia, revestida com painéis de azulejos portugueses que contam milagres de Santo Antônio e onde está o arcaz feito de jacarandá, inaugurado em 1745.

Palestrante:
Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho é Doutora em História da Arte pela Universidade de Coimbra e uma das autoras do livro Memória da Arte Franciscana na Cidade do Rio de Janeiro, sobre o Convento e Igreja de Santo Antônio e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência.

Local: Ponto de encontro no pátio do Convento de Santo Antônio (acesso ao elevador no Largo da Carioca), no Centro do Rio, às 9h15m.

Investimento: R$ 30. Devido ao limite de 15 vagas para a visita, as inscrições só serão confirmadas mediante o pagamento. Não serão aceitas inscrições na hora.