Visita Guiada à Exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”

Data: Sexta-feira, 11 de janeiro de 2019. O encontro será às 10h45 na portaria do Museu, e a visita será das 11h às 13h.

Descrição: No ano de seu 25º aniversário, o Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio terá a Arte como eixo temático principal em seus eventos. Iremos começar com a visita guiada à exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes. Conheceremos pinturas famosas e outras menos conhecidas que representam o santo mais retratado por artistas ao redor do mundo: Francisco de Assis. A exposição traz “20 obras da Itália e uma de Nova York para apresentar ao público brasileiro as alterações e permanências na representação do santo ao longo dos séculos. Trata-se de uma oportunidade única de ver pinturas extremamente valiosas, de autores reconhecidos em todo mundo, como Perugino, Guido Reni e Tiziano”. A visita será conduzida pelo frei franciscano Róger Brunório, Museólogo e Especialista em Iconografia Cristã, que após uma breve explicação sobre a vida de São Francisco irá explicar, a partir das obras expostas, os símbolos representados sob a ótica da hagiografia, da história e da espiritualidade.

Palestrante: Frei Róger Brunorio, ofm. Estudou Filosofia e Teologia nos Institutos Franciscanos. É Bacharel em Museologia pela UNI-Rio. Coordenou o Departamento de Bens Culturais da Província Franciscana. Atualmente, trabalha e desenvolve projetos em inventários de Arte Sacra, além de ministrar palestras e prestar assessoria sobre esse assunto. Também estuda Iconografia Cristã e Simbologia Religiosa no campo da devoção popular mariana e franciscana.

Local: Museu Nacional de Belas Artes, na Avenida Rio Branco, 199, Centro, Rio de Janeiro.

Investimento: R$ 30. Este valor inclui o ingresso no Museu.

INSCREVA-SE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *