Texto e Contexto: A Contribuição de Paul Ricoeur na Leitura Bíblica

Data: 25 de agosto de 2016, quinta-feira, das 19h às 21h.

Descrição do Evento: A palestra irá tratar da leitura bíblica segundo Paul Ricoeur, um dos mais importantes pensadores franceses do pós-guerra, catedrático em Filosofia e Doutor em Letras. Durante encontro serão tratados pontos como: a força do contexto em que se formou o texto e os desafios em compreender num outro contexto; a linguagem bíblica atualizada dos seus vários contextos, épocas e culturas distintas; e a importância de compreender, traduzir e adaptar o que foi textualizado pelo autor e o contexto do leitor (tempo, distância, diferenças culturais, alcance universal, etc). E ainda, a relação entre escrita e ficção, as dimensões do texto e da leitura e a contribuição de Paul Ricoeur para a hermenêutica bíblica. Metáfora e mímesis. Tempo e narrativa no conflito das interpretações.

Palestrante:
Eliana Yunes é pesquisadora da Cátedra Unesco de Leitura, professora associada do Departamento de Letras da PUC-Rio, doutora em Linguística pela Universidade de Málaga e em Literatura pela PUC-Rio e pós-doutora em Leitura pela Universidade de Colônia.

Carga Horária: 2 horas/aula. Será conferido certificado aos participantes.

Local: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio, na Estrada da Gávea, 1. Há um pequeno estacionamento no local. Em frente à casa passam as linhas de ônibus 537 (Leblon-Rocinha circular), 538 (Leme-Rocinha via Jardim Botânico), 539 (Leme-Rocinha via Copacabana), Troncal 5 (Central-Alto Gávea), 112 (Rodoviária-Alto Gávea via Rebouças) e o frescão 2014. Quem vier pela integração do Metrô, deve descer na Praça Santos Dumont, na Gávea (conhecida como Praça do Jóquei), e pegar qualquer uma das linhas anteriormente mencionadas.

Evento Gratuito (contribuição voluntária). Vagas limitadas de acordo com a ordem de inscrição.

1. João Carlos Pereira

Gostaria de participar desta palestra, pois estou no oitavo período do curso de Teologia na Puc Rio, e entendo assim que este curso contribuirá em muito para acrescentar novos conhecimentos ao curso que
    estou fazendo.

2. Oi, João. Que bom que a palestra contribuirá para a sua formação. Para participar, é só se inscrever! Esperamos você!