Seminário Religião e Ciência

Data: 30 de março de 2017, quinta-feira, às 17h30m.

Descrição: Seminário mensal sobre a relação entre Religião e Ciência. O primeiro encontro traz o tema Evolução e o Conceito Cristão de Criação. O paradigma evolutivo que domina a ciência contemporânea coloca três desafios principais à doutrina cristã da criação: 1. dada a crescente capacidade da ciência contemporânea em explicar a emergência dos vários níveis de complexidade que habitam o nosso universo, Deus tornou-se, para alguns, numa entidade dispensável; 2. de acordo com as descobertas científicas na área da física e da biologia, o acaso surge como elemento intrínseco ao processo evolutivo, o que parece ser incompatível com a ideia de providência; 3. o processo evolutivo que deu origem a uma exuberante diversidade de criaturas está manchado pela extinção de espécies, morte e desperdício. No seminário serão discutidas respostas teológicas a estes desafios baseadas na reflexão de teólogos contemporâneas, em particular Karl Rahner, Elizabeth Johnson, Denis Edwards e John Haught. Sugerir-se-á, em particular, que a discussão destes desafios deve basear-se numa abordagem consistente ao problema da ação divina. Após a fala do padre Bruno Nobre, haverá duas breves respostas. A primeira delas, com Patrícia Cristina Rodrigues, doutora em genética pela UNICAMP, do lado científico; e a segunda com o um teólogo.
O Seminário Religião e Ciência está sendo organizado com o apoio do Centro Loyola de Fé e Cultura pelos professores Antônio Augusto Videira (UERJ), Bruno Nobre SJ (UERJ), José Abdala Helayel (CBPF), Paul Schweitzer SJ (PUC-Rio), Rodrigo Felix Cardoso (CBPF) e Welles Morgado (PUC-Rio). Será realizado na PUC-Rio, às quintas-feiras, às 17h30m, uma vez por mês, aberto a todos os interessados, especialmente cientistas profissionais.

Palestrante: Padre Bruno Nobre, SJ, Doutor em Física de Partículas e Pós-Doutorando nas áreas de Filosofia e Religião da Ciência.

ENCONTRO GRATUITO

Para este encontro, não faremos inscrições. Os interessados devem dirigir-se direto ao local no dia e horário do Seminário.

Local: Auditório Padre Anchieta, Pilotis do Edifício Cardeal Leme, Campus Gávea da PUC-Rio. A PUC está localizada na rua Marquês de São Vicente, 225.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *