Saberes e Sabores: Tradição e Religiosidade nas Festas Juninas

Data: Quarta-feira, 25 de julho de 2018, das 19h às 21h.

Descrição: Neste encontro da Série Saberes e Sabores, vamos falar das tradicionais festas juninas e julinas e de toda a religiosidade que há por trás dessa tradição aqui no Brasil. Desde a história de devoção aos santos celebrados neste período – Santo Antônio, São João Batista e São Pedro – até a origem dos festejos em tradições religiosas que celebravam os ciclos da natureza, a fertilidade, as colheitas, etc. No encontro, padre Abimar irá discutir como essas festas podem servir como fonte para uma ação pastoral de evangelização. Ele também irá falar sobre a história de alguns pratos típicos. E como em todos os encontros do Projeto Saberes e Sabores, após a palestra degustaremos alguns pratos doces e salgados tradicionalmente servidos nas festas juninas.

Palestrante: Padre Abimar Moraes é professor de Departamento de Teologia da PUC-Rio, com mestrado em Teologia Pastoral e Catequética pela Pontificia Università Salesiana de Roma e em Teologia Dogmática pela Pontificia Università Gregoriana de Roma, além do doutorado em Teologia Pastoral e Catequética pela Pontificia Università Salesiana de Roma.

Local: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio, na Estrada da Gávea, 1, Gávea.

Investimento: R$ 40. Este valor inclui a participação na palestra, com emissão de certificado, e a degustação.