JUSTIÇA E IMPUNIDADE – COMPREENDENDO O IMPASSE

Data: 20 de maio, das 19h às 21h.

Ementa: O seminário pretende estimular a conscientização sobre a questão da justiça e da impunidade nos dias atuais, com ênfase nos direitos humanos, sob o enfoque jurídico, psicológico e teológico. A proposta também é refletir sobre as diversas modalidades de delitos praticados no Brasil, desde o mais simples furto até os grandes desvios de dinheiro de empresas públicas, gerando a sensação de insegurança e de impotência nos cidadãos, principalmente quando se defrontam com a impunidade dos criminosos por falha do sistema penal. De que maneira esse quadro de impunidade pode ser mudado? Que medidas podem ser tomadas a curto, médio e longo prazo para que a paz social, abalada por essa criminalidade difusa possa atingir um nível razoável de existência.

Programa:
– O Direito como instrumentalização da Justiça – como chegar a um sistema penal justo que atenda aos anseios da sociedade?
– Os dois lados da moeda: Justiça X Impunidade dentro dos papéis sociais que assumimos em nossa caminhada.
– A Justiça como um valor fundamental que atravessa toda a história da salvação (Antigo e Novo Testamento) e a transgressão da Justiça/Direito como infidelidade à Aliança.
– De que maneira a fé proporciona a promoção da justiça?

Palestrantes: Adolfo Borges, Procurador de Justiça do Ministério Público/RJ e professor do Departamento de Direito da PUC-Rio; Vivian Moreno, psicóloga psicodramatista e analítica e graduanda em Teologia da PUC-Rio; e Marco Antonio Bonelli, Teólogo e professor da Cultura Religiosa da PUC-Rio.

Carga Horária Total: 2 horas, com emissão de certificado para os participantes.

Local: PUC-Rio, rua Marquês de São Vicente, 225, sala K-102, Ala Kennedy do Edifício da Amizade.

Investimento: Entrada Franca.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Tags from the story
,

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *